noticia6540.PNG

Geraldo Ávila faleceu em Brasília

Em 09/09/10 01:31.
O professor aposentado do Instituto de Matemática e Estatística (IME) lutou dez anos contra o câncer

É com extremo pesar que a UFG comunica o falecimento de Geraldo Severo de Souza Ávila, professor aposentado do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Geraldo Ávila faleceu na tarde de domingo (29/8), em Brasília-DF, após dez anos de luta contra um câncer.

Natural de Alfenas (MG), Geraldo Severo de Souza Ávila nasceu no dia 17 de abril de 1933. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo, era mestre e doutor pela Universidade de Nova York (NYU). Foi professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (S. J. Campos), do Instituto de Física Teórica de São Paulo (UNESP), das Universidades de Wisconsin (Madison) e Georgetown (Washington, D. C.), da Universidade de Brasília, da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás. Foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática por dois anos. É autor de vários trabalhos de pesquisa e monografias na área de equações diferenciais parciais e propagação ondulatória, de dezenas de artigos de ensino e divulgação, e de vários livros para o ensino universitário, dois dos quais agraciados com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

A UFG lamenta o ocorrido e oferece aos familiares condolências, bem como os mais estimados préstimos.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Pesar