noticia6454.jpg

Começa nesta terça-feira (24/8) o Festival Perro Loco 4

On 08/23/10 23:23 .
O evento exibirá 88 filmes nas Mostras Competitiva e Paralela, com produções de sete países da América Latina

A quarta edição do Festival de Cinema Universitário Latino Americano – Perro Loco 2010 – começa no próximo dia 24 e prossegue até 29 de agosto, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. O evento é o maior festival universitário de cinema da capital goiana e utiliza o audiovisual, a música e a arte para discutir aspectos socioculturais regionais e latinos com as comunidades.

Durante os seis dias de festival, serão exibidos 88 filmes, divididos entre Mostra Competitiva (42) – vídeos inscritos no festival por universitários de sete países da América-Latina -, e Paralela (46), composta por produções que não concorrem à premiação e abordam temáticas sociopolíticas, fases do cinema latino, ou que homenageiam uma personalidade por sua obra cinematográfica. Neste ano, participam do Perro Loco: Ivan Cardoso, Paulo César Pereio, Pablo Lamar, Cavi Borges, Joana Galvão, além de estudiosos do cinema.

A programação abrange ainda atividades culturais e pedagógicas. Serão 13 shows com bandas goianas e de todo o Brasil, que variam do samba ao heavy metal, um projeto interativo - Batalha de Youtube - e uma apresentação de Hip Hop. Além disso, são duas oficinas (Super 8 – ministrada por Pedro Merege; e Audiovisual em novas mídias: microfilmes e a cultura do remix – ministrada por Vitor Alli) e dois grupos de discussão que englobam técnicas de filmagem e temáticas acadêmicas. O evento também promove um encontro de cineclubistas. Todas as atrações e atividades são gratuitas.

Primeiro dia e Solenidade de abertura

A programação do Perro já começa às 9h desta terça-feira (24/08) com a oficina de Super 8, em que 15 participantes vão ter noções de manuseio e montagem de filmes em película 35mm, que demanda alto investimento para produção fílmica. As aulas serão ministradas pelo diretor e montador de filmes Pedro Merege.

O filme que abre a quarta edição do festival é O Baile Perfumado, às 14h - Mostra Paralela. Dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, a produção de 1997 conta a história do mascate Benjamin Abrahão (Duda Mamberti), que se infiltra no grupo de Lampião para colher imagens e vender os registros do famoso criminoso pelo mundo afora, mas que tem suas ambições prejudicadas pela ditadura do Estado Novo. Logo após, às 16h, será exibido Tierra Prometida, um filme do diretor chileno Miguel Littin, feito em pareceria com Cuba, que trata das revoluções e agitações da década de 30.


A solenidade de abertura do Perro Loco 4 começa às 19h, com a exibição de ABC do Amor de Tim Maia (1993/2003), do grande homenageado desta edição: Ivan Cardoso. Trata-se de uma entrevista sincera e descontraída feita com o cantor, que fala naturalmente a Ivan sobre variados temas. Às 20:30h, o grupo goiano Em Nome do Samba finaliza a noite com uma apresentação recheada de releituras dos sambas brasileiros.


Temática do Festival


A busca por firmar o projeto entre os grandes festivais universitários do país trabalhando de forma cada vez mais profissional interferiu na temática da identidade visual que ilustra o festival deste ano: “Rito de passagem”. Sem seu quarto ano, o Perro Loco pretende se consolidar e crescer, fatores que se mesclam com a situação transitória, cheia de expectativas e incertezas dos jovens que participam do coletivo.


Sobre o Perro

O Perro Loco é um projeto de extensão da UFG, e surgiu como uma forma de alterar a rotina da Faculdade  de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), e atualmente envolve 25 participantes fixos. O coletivo trabalha o ano inteiro para a realização do evento e de mostras itinerantes, que percorrem todo o país e a América Latina, promovendo a difusão cultural.

Confira a programação:

 

 

Assessoria de Comunicação do Perro Loco
Paula Falcão: (62) 9959 - 8786
Júlia Cotrim: (62) 8125 - 9932

perrolocoimprensa@gmail.com

Source: Perro Loco

Categories: Cinema