Cepae realiza III Encontro de Formação em Educação Inclusiva
Logo no início da tarde desta quarta-feira (18/8), os presentes ao evento puderam assistir a uma apresentação de contação de histórias com a professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) Clêidna Landivar. Ela apresentou O segredo na palma da mão, de Walcyr Carrasco. Em seguida, a diretora do Cepae, Maria José Oliveira de Faria Almeida, justificou a iniciativa da escola e do projeto de extensão Educação Inclusiva. "Quem trabalha em escola e convive com as diferenças sabe a importância dessa discussão", explicou.
O Cepae atendeu a uma queixa de muitos profissionais sobre a falta de preparo para lidar com alunos portadores de necessidades especiais para pautar a discussão, realizada na tarde de hoje (18/08), no Centro de Cultura e Eventos da UFG. Compuseram a mesa-redonda o neuropediatra, professor da UFG e médico da APAE e PESTALOZI de Goiânia, Wander Santos dos Anjos; a pedagoga e psicopedagoga, Mariana Elias Melo de Deus; e a psicóloga do Cepae, Danielle Mendonça.
Wander dos Anjos falou sobre os aspectos biológicos da deficiência intelectual, o tratamento, as potencialidades e as limitações das pessoas portadoras. "O que acontece é que essas crianças vão mal na escola e são marginalizadas, mas não se procura a origem do problema", destacou. Mariana Elias falou sobre o acolhimento e a inclusão de alunos com necessidades especiais, além de contar suas experiências na APAE e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela também destacou o papel do professor e as estratégias metodológicas a serem utilizadas para lidar com esses alunos.
Durante o intervalo, foram expostos desenhos artísticos de estudantes do Cepae com o tema Estudando o Interior. No final da discussão, houve espaço para perguntas e debate. O IV Encontro do grupo já está marcado para o próximo mês de novembro, sempre priorizando as práticas na sala de aula.
Preparo dos professores para lidar com portadores de necessidades especiais foi um dos temas debatidos no encontro do Cepae
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: Debate
