Ciar realiza curso em Moçambique
A equipe do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede – Ciar/UFG - realizará, de 26 a 30 de julho de 2010, o curso de Formação de Orientadores Acadêmicos e Tutores de Polo para a Universidade Pedagógica e a Universidade Eduardo Mondlane, localizadas em Maputo, capital de Moçambique. Integram a equipe a diretora do Ciar, Miriam Fábia, a coordenadora pedagógica, Kellen Cristina, e o suporte tecnológico, Tadeu Borges.
O curso é destinado à formação de tutores e orientadores acadêmicos para atuarem no curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância. O curso terá duração de 120 horas, sendo 40 horas presenciais e 80 horas a distância. Haverá ainda uma oficina Moodle plataforma adotada pela UFG para hospedagem dos cursos e que se constitui como Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Para dar início às atividades de implementação da Universidade Aberta do Brasil - UAB - projeto do Ministério da Educação - MEC - no país africano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) ministrará o curso de Ciências Biológicas, sendo assim, a formação dos docentes será oferecida pelo Ciar para atender ao respectivo curso.
Em junho, a UFG recebeu quatro professores da Universidade Pedagógica de Moçambique. Eles conheceram a instituição e participaram da definição de questões relativas ao convênio firmado entre Brasil e Moçambique para oferecimento de cursos de educação a distância naquele país.
Segundo o reitor Edward Madureira, o convênio inclui o intercâmbio de professores entre as instituições para implementação dos cursos. Os estudantes atendidos pelo projeto terão titulação bi-nacional com diplomas reconhecidos pelas universidades brasileiras e moçambicanas.
Quelle: CIAR/UFG
Kategorien: Moçambique
