noticia6342.jpg

Câmpus Jataí participa da Operação Mamoré do Projeto Rondon

En 26/07/10 05:12 .
Até o dia 1º de agosto, estudantes atuarão na comunidade de Urupá, Rondônia

Professores e estudantes do Câmpus Jataí da UFG participam, no estado de Rondônia, da operação Mamoré do Projeto Rondon. O projeto, que é coordenado pelo Ministério da Defesa, conta com a logística das Forças Armadas. A operação está sendo realizada entre os dias 16 de julho e 1º de agosto em Rondônia. São 16 municípios recebendo equipes de diversas IFES do país. Em cada município participam duas equipes.

O coordenador da equipe do Câmpus Jataí na operação é o professor Euter Paniago Júnior, professor do curso de Agronomia de Jataí, acompanhado do professor Marcos Antonio de Menezes, do curso de História. Oito acadêmicos completam a equipe: três do curso de História, dois de Agronomia, dois de Medicina Veterinária e um de Direito.

A equipe da UFG vai desenvolver suas ações na cidade de Urupá, município localizado a 400 quilômetros da capital Porto Velho e a 80 km de Ji-Paraná, região central do estado. A cidade foi criada a partir do Projeto de Assentamento Urupá em 1982 e tem população de aproximadamente 17 mil habitantes.

As atividades que a equipe realiza no município se dividem em ações no campo com os pequenos produtores rurais e no espaço urbano, tendo como base o audiovisual para trabalhar questões sociais.

Na cerimônia de abertura das atividades do Projeto Rondon (Operação Mamoré) esteve presente o ministro da Justiça, Nelson Jobim, o secretário nacional de ensino superior do Ministério da Educação, representando o ministro da Educação, e também coordenador nacional do Projeto Rondon, general Paulo Humberto.

O ministro Jobim enfatizou que o Projeto Rondon integra a política institucional do governo federal e que o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) é fundamental para o sucesso do Projeto. Este ano mais de dois mil estudantes e professores compõem as ações do Rondon em vários estados do país. No início do ano, equipes do Câmpus Jataí também participaram de ações do Projeto.

O projeto - O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério da Defesa, em colaboração com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. Entre 1967 e 1989, quando foi extinto, o projeto envolveu mais de 350 mil estudantes de todas as regiões do país. Em 2005, o Projeto Rondon foi relançado pelo governo federal, a pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fuente: CAJ/UFG

Categorías: Extensão