Professora da UFG compõe comissão de seleção de fundação alemã
A professora da UFG, Silvana Krause, doutora em Ciência Política e professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, irá participar da comissão de seleção de candidatos ao programa de bolsas para estudos de pós-graduação na Alemanha. O programa é da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e procura incentivar o estudo de estrangeiros nas escolas superiores científicas no país. O programa é voltado para todas as áreas acadêmicas, exceto medicina, odontologia, medicina veterinária e cursos nas áreas de artes.
Para concorrer a uma das bolsas, os candidatos devem preencher alguns pré-requisitos como ter rendimento acima da média nos estudos de nível médio e superior, aptidão pessoal e engajamento político e social, idade máxima de 30 anos no ato da inscrição, conhecimento da língua alemã suficientes para apresentação do certificado do Instituto Goethe e disposição para regressar ao país de origem e assumir responsabilidades sociais.
Os estudantes selecionados são contemplados com bolsas mensais de valores variáveis, de acordo com o grau de qualificação do estudante podendo ser renovado de acordo com o rendimento acadêmico. De acordo com as diretrizes do programa, a bolsa geralmente é concedida por um período de até três anos.
As inscrições ocorreram no início deste ano, até o final de fevereiro. A seleção será realizada entre os dias 20 e 23 de junho, no escritório da Fundação Konrad Adenauer, no Rio de Janeiro. Os candidatos pré-selecionados são convidados a participar de uma jornada seletiva. Durante essa jornada, a comissão de seleção faz a recomendação do candidato para integrar o programa de incentivos e dá a decisão final.
O bolsista que for contemplado deve utilizar a bolsa para um estudo ordenado, participar do programa de seminários de acompanhamento dos estudos da KAS, assim como dos encontros do grupo dos bolsistas e apresentar, após o término do estudo, cópia do certificado e um relatório das experiências. Bacharelandos e mestrandos deverão encaminhar as monografias de conclusão à comissão de concessão de bolsas e os doutorandos devem encaminhar as dissertações.
Fundação Konrad Adenauer
A Fundação Konrad Adenauer possui mais de 70 escritórios no mundo inteiro e projetos em mais de 120 países. Eles trabalham em parceria com instituições do Estado, partidos políticos, organizações da sociedade civil para contribuir com o fortalecimento de uma ordem pública internacional que possibilita o desenvolvimento de todos os países em liberdade e com suas próprias responsabilidades. A KAS está no Brasil desde 1969 com um escritório no Rio de Janeiro e outro em Fortaleza, que se ocupa das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mantém programas de concessão de bolsas, contratação de pesquisas e manutenção de contratos subsequentes com ex-bolsistas. A KAS apóia a formação de grupos de ex-bolsistas nos seus países de origem, incentiva a colaboração entre ex-bolsistas e colaboradores da matriz da Fundação, inclui os ex-beneficiados entre os participantes de seminários e congressos realizados pela Fundação, convida ex-bolsistas para compor a comissão de seleção e possibilita a participação nos programas de encontro de ex-bolsistas.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Internacional
