InterUFG reúne 24 cursos e promove a integração entre os alunos da universidade
Por Renato Joseph (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Eram 17h da tarde chuvosa do último sábado (05/06) e o complexo poliesportivo do Clube Ferreira Pacheco estava lotado de alunos da UFG. Na quadra de basquete as equipes femininas dos cursos de Química e Biologia disputavam uma vaga na grande final contra a já classificada equipe do curso de Medicina. Nas arquibancadas, as baterias das torcidas transmitiam entusiasmo às atletas. Após sair vitoriosa da competição, Ana Paula Costa, aluna do curso de Biologia, ressaltou: “O InterUFG é um espaço de interação, em que, por meio do esporte, os alunos de diferentes cursos se encontram e trocam informações”.
Organizado pela liga InterUFG, união de 18 equipes atléticas da universidade, o torneio foi realizado entre os dias 2 e 6 de junho no SESI Ferreira Pacheco. Alunos de 24 cursos disputaram os primeiros lugares de 17 modalidades coletivas e individuais, como atletismo, basquete, peteca e sinuca. Em sua quarta edição, a direção do evento contabilizou 3.350 inscrições antecipadas, além do público diversificado que compareceu para assistir aos jogos. Durante a disputa de voleibol entre as equipes masculinas dos cursos de Medicina e Engenharia Elétrica, a técnica do time de Medicina, Paula de Alencar, definiu a competição como uma rivalidade saudável: “Às vezes ficamos muito presos ao cotidiano dos nossos cursos ou do nosso câmpus, aqui é um momento de encontro e confraternização entre os alunos da universidade”.
Para Jorge Luiz Rodrigues, membro da atlética de Engenharia Elétrica, que liderou a organização do InterUFG 2010, os jogos possibilitam a ampliação de redes sociais e profissionais entre os alunos. “Essa é uma oportunidade de integração, em que os estudantes passam a se conhecer, fazer contatos profissionais, trocar informações e experiências”. Segundo ele, as equipes esportivas tiveram um alto crescimento e atingiram um ótimo nível de qualidade. “Nessa nova edição do evento é possível notar a dedicação e empenho de cada equipe em todas as modalidades”, afirmou Jorge Luiz Rodrigues. O estudante ainda ressaltou que a direção da UFG se empenhou em dar apoio aos jogos. “Temos que agradecer à Reitoria, Pró-reitorias, Assessoria de Comunicação (Ascom) e o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) pela dedicação com que trataram o evento”, completou Jorge Luiz Rodrigues.
O professor Walter Nilton Celestino Silva, assessor do gabinete da Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), ressaltou que é fundamental dar assistência aos alunos na produção de eventos como o InterUFG. “Acredito que quanto mais atribuímos responsabilidade com possibilidade de ação aos estudantes, mais os preparamos para a vida”. O professor acredita que os alunos passam por um processo de aprendizagem essencial durante a organização dos jogos e esse fator contribui para a formação de cada um deles.
“Um evento como o InterUFG permite que os estudantes convivam com experiências administrativas, comerciais e organizacionais em interface com várias áreas do conhecimento.”, explicou o professor da Faculdade de Educação Física e assessor da Procom para assuntos relacionados à Coordenação de Esporte e Lazer da UFG, Juracy da Silva Guimarães. Para ele, o aprendizado e amadurecimento dos estudantes são evidenciados por meio da negociação com patrocinadores, da organização das tabelas de jogos e competições, da locação de espaços e equipamentos, entre outros. “Penso que a UFG deve continuar a apoiar o evento e contribuir para que este possa, a cada ano, contar com a participação de um número cada vez maior de estudantes”, completou o professor.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Esporte
