Otimismo na inauguração oficial do curso de Arquitetura e Urbanismo
Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)
"Construir curso afinado com mercado, tecnologia, pesquisas, e, ao mesmo tempo, antenado com as preocupações sociais, é a intenção da comunidade acadêmica de Arquitetura e Urbanismo", afirmou a coordenadora do curso, Christine Ramos Mahler. A cerimônia oficial de inauguração do curso foi realizada na manhã desta quarta-feira (26/5), no auditório do Instituto de Matemática e Estatística. Além da solenidade, o professor José Luiz de Mello Canal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) proferiu palestra sobre “A construção da Fundação Iberê Camargo”.
Na ocasião, estiveram presentes também o vice-reitor da UFG, Eriberto Beviláqua Marin, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, o diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Raimundo Martins e o professor José Artur D'Alo Frota, membro da Comissão de Ensino da FAV. Segundo a coordenadora do curso, os esforços para a abertura do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFG datam de 1994, mas somente em 2005 foi possível a formação de uma comissão de professores e a concretização veio com o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
O curso de Arquitetura e Urbanismo, iniciado ano passado, vive um processo de evolução, como o aprimoramento do projeto político-pedagógico, com o auxílio dos novos professores contratados recentemente. “Este foi um anseio muito grande da sociedade que a UFG pôde contemplar graças ao trabalho dos professores da FAV”, comentou o vice-reitor Eriberto Marin. Além disso, a pró-reitora Sandramara Matias lembrou do envolvimento da comissão para a criação do curso. “A FAV não se furtou aos desafios propostos pelo REUNI, na criação de novos cursos”, afirmou.
Além disso, o evento marcou o lançamento do Fórum Permanente de Arquitetura e Urbanismo. Esse projeto de extensão tem por objetivo oferecer periodicamente eventos com palestrantes, pesquisadores e profissionais para os alunos do curso e toda a comunidade acadêmica. Christine Mahler informou que já foi montado um laboratório de informática para o curso. E o próximo grande projeto é a construção da nova sede da FAV, prédio projetado pelos professores da unidade.
Fonte: Ascom/UFG
