Rede Nacional de Ensino analisa estrutura da RedeIFES/UFG

En 19/05/10 01:20 .
Representantes da RNP visitaram as instalações da rede e da emissora nesta segunda-feira (17)

A RedeIFES/UFG e  a TV UFG (Canal 14) receberam, nesta segunda-feira, 17/05, a visita de representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e de analistas técnicos. O encontro, realizado nas instalações da rede e da emissora, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, da coordenadora da RedeIFES/UFG, Rosana Borges, e do diretor do Cercomp, Hugo Nascimento. Além de conhecer a atual organização e a integração da rede com a televisão, a visita teve como objetivo fazer um levantamento da infraestrutura disponível para o intercâmbio de audiovisuais. Os dados estão sendo coletados em seis TVs e uma rádio ligadas à Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que compõem o projeto piloto desta nova etapa da RedeIFES, integrada com a RNP, que passará a denominar-se RedeIFES@Ipê.
 

O estudo irá identificar as necessidades de cada universidade e possibilitará a melhoria da infraestrutura da rede e a customização da nova plataforma de intercâmbio e compartilhamento de dados entre as IFES. Dois analistas da área de tecnologia de informação e dois representantes da RNP, o jornalista Marcus Vinicius Mannarino e o geógrafo Álvaro Malaguti, passaram o dia conhecendo o desenvolvimento do trabalho da RedeIFES/UFG e sua integração com a TV UFG. Ao final da visita, foi gerada uma lista de sugestões que contribuirão com a adequação da plataforma às necessidades dos usuários da RedeIFES. Após o término das visitas agendadas, a RNP elaborará um relatório final que será utilizado como base para o planejamento e desenvolvimento da aplicação de novos recursos, submetido à aprovação do Comitê Assessor do projeto RedeIfes@Ipê, que prevê investimentos para a atual comunidade.  

 

A organização da RedeIFES na UFG, bem como sua integração com a TV UFG, foi bastante elogiada pela equipe da RNP, que acredita no caminho escolhido pela instituição para a implementação da rede como modelo para outras IFES brasileiras. Na UFG, a RedeIFES está ligada à Assessoria de Comunicação (ASCOM). Entretanto, para facilitar o uso cotidiano, sua sede fica no mesmo espaço físico da TV UFG. Com isso, os conteúdos audiovisuais já finalizados são simultaneamente distribuídos para a mesa de transmissão da TV UFG e para a plataforma de compartilhamento da rede, ficando disponíveis para o uso nas demais televisões universitárias das IFES. Além disso, o tráfego de dados é todo feito via rede da própria universidade, o que dispensa uso de mídias portáteis, facilitando e agilizando o trabalho.

 

Ao final da visita, a equipe da RNP também teceu elogios à qualidade técnica, estética e de conteúdo das produções da TV UFG, que, apesar de recém-criada, já tem um estilo e uma linguagem televisiva próprios, o que confere tanto credibilidade, quanto construção de imagem à emissora. De fato, na antiga plataforma da RedeIFES, a TV UFG, ao lado da UFPR TV, lideram o ranking das produções mais baixadas. No novo formato da rede, integrada com a RNP, diversas outras universidades têm apresentado constância tanto na postagem de conteúdos, quanto na utilização dos conteúdos compartilhados nas grades de programação das suas emissoras televisivas. É o caso da faixa de produções compartilhadas na RedeIFES em que a TV UFG fez a estreia no dia da visita da RNP a Goiânia. De segunda a sexta-feira, das 19h as 19h30, a população da cidade terá contato com programas produzidos nas universidades brasileiras, como o Caldo de Cultura (UFPR), o Multiponto (UFRS), o Câmera Aberta (UFMG) e o América Latina Viva (UFPR). 

 

Mais informações sobre a RedeIFES/UFG podem ser acessadas no site www.ascom.ufg.br/redeifes.

 

Fuente: TV UFG