Design de Moda da UFG marca presença em evento voltado para indústria têxtil
Por Illa Rachel (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Equipamentos de última tecnologia, impressoras de alta resolução, máquinas que produzem resultados em pouquíssimo tempo dividindo espaço com vestidos, bolsas e sapatos. Era essa a visão do visitante da 2ª edição da Tecnotêxtil e Seritex, uma feira voltada para a indústria têxtil realizada na semana passada no Centro de Convenções de Goiânia.
Entre palestras, workshops e desfiles, visitantes e expositores podiam conferir as últimas novidades do ramo têxtil nos estandes de venda e apreciar o trabalho de alunos dos cursos ligados à área de moda de algumas instituições goianas. Alunos de vários períodos de Design de Moda da UFG colaboraram na composição do estande da faculdade, que exibia peças produzidas pelos estudantes e painéis com desenhos dos futuros designers.
Para a professora de Design de Moda, Lavínnia Seabra Gomes, a feira é uma oportunidade para os alunos conhecerem e se familiarizarem com outros profissionais, equipamentos e também materiais. “É uma realidade diferente da que estão acostumados na universidade, vendo de perto equipamentos e materiais de ponta. Além disso, é um ótimo meio de divulgar a produção estudantil”, destaca a professora. Entre as atividades realizadas pelos alunos durante a Tecnotêxtil estava a organização de desfiles e a customização de camisetas na hora.
O estande da UFG teve a participação de vários professores da Faculdade de Artes Visuais (FAV). Lavínnia Seabra acredita que é importante essa interação entre diversas áreas, uma vez que esse ramo é amplo e permite a conciliação de conhecimentos de áreas como a tecnologia e administração. “A expectativa é de que, na próxima Tecnotêxtil, a multidisciplinaridade esteja ainda mais presente na apresentação da universidade”, destaca a professora.
A professora Lavinnia Seabra no estande da UFG
Brasil Fashion Designers
Um evento que ocorreu juntamente com a Tecnotêxtil e Seritex foi o Brasil Fashion Designers. É um concurso com o objetivo de incentivar e divulgar a criação de moda dos cursos superiores ligados à área de moda e vestuário do estado de Goiás. A primeira etapa do concurso selecionou dez finalistas entre diversos competidores que deveriam ter criado uma coleção com o tema Chapada dos Veadeiros. Dos dez finalistas, três eram alunas da UFG: Maíra Nascimento Veloso, Maria Luiza Peixoto Crispin e Suzilla Neponucema Adorno.
Aluna do 7º período de Design de Moda, Suzilla acredita que a participação em eventos como esse é importante e dá maior visibilidade e credibilidade ao curso. “Algumas pessoas nem sabem que a UFG tem o curso de Design de Moda. Participar de competições, feiras, ajuda a expor o curso e o trabalho produzido por nós”, sintetiza a aluna. Ela ainda destaca que é fundamental a presença de um estilista dentro da confecção e, graças ao crescimento do mercado têxtil em Goiás, a profissão tem sido cada vez mais valorizada.
A aluna Suzilla Neponucema mostra a produção dos alunos exposta na Tecnotêxtil
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Feira
