Oportunidade para conhecer os cursos da UFG
Por Angélica Queiroz (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
Foi uma manhã diferente no Câmpus Samambaia. A movimentação de ônibus e estudantes do ensino médio agitou a UFG logo que o dia começou. Eles vieram para o segundo dia do Espaço das Profissões, animados e curiosos. Quem passou pela entrada da UFG no início da manhã pôde observar a aglomeração dos alunos que acabavam de chegar à universidade.
Muitos nunca haviam vindo ao câmpus. “Achei muito grande, nem sabia como era a UFG”, comenta Priscila Queiroz. Ela e o colega, Heber Costa, ambos cursando o terceiro ano, pretendem ingressar na Faculdade de Direito e foram direto para a palestra que lotou o auditório do Instituto de Física da UFG. “Apesar de ter achado que Direito era mais fácil, estou decidido. Foi importante conhecer melhor meu curso”, ressalta o aluno.
O professor de Química, Renan Alberto Corrêa, veio trazer seus alunos que, segundo ele, estão empolgados com a oportunidade de esclarecimento sobre os cursos da UFG. Ele explicou que os alunos têm dificuldades para saber o que vão prestar e um dos motivos é que eles não têm noção do curso. “Eu os incentivei a virem e assistirem às palestras para que não tenham a mesma frustração que eu tive. Entrei na universidade achando que o curso era uma coisa e era outra totalmente diferente”, exemplifica.
Monitores coordenam as atividades das salas interativas
Cada curso da UFG preparou uma sala na qual os interessados podem conhecer melhor como funciona cada curso e receber orientações diversas. Grande parte dessas atividades são desenvolvidas pelos próprios alunos de graduação da UFG que se inscreveram como monitores do Espaço das Profissões.
Jackeline Neves e Guilherme Augusto, alunos do terceiro período de Engenharia de Software, estão satisfeitos com a procura dos estudantes do ensino médio pelo curso. “No nosso caso, a orientação é legal para que os estudantes entendam, principalmente, a diferença entre os cursos de informática. A gente explica qual a área de atuação de cada profissional”, afirmam os alunos. Além disso, os monitores dão destaque à preocupação dos estudantes do ensino médio com o mercado de trabalho na área, que, segundo Jackeline e Guilherme, é um dos principais questionamentos.
Uma das salas mais movimentadas durante todo o evento é a de Química. Processos de ebulição e destilação de líquidos são realizados na hora, enquanto os monitores explicam aos estudantes interessados como eles ocorrem. Mas a principal atração da sala é um vulcão que entra em erupção, com hora marcada. “Nessas horas a sala fica tão lotada que não dá nem para andar. Mas nem todos os alunos estão realmente interessados no curso de Química. Tem muito curioso também”, conta o monitor e aluno Carlos Antonio Pereira.
Na sala de Biotecnologia, além de explicações sobre o curso, uma atração diferente: alunos de graduação, mediante um pequeno furo no dedo dos visitantes interessados, diagnosticam na hora a tipagem sanguínea. Leandro Oliveira, estudante do terceiro ano, diz que é importante que as pessoas saibam seu tipo sanguíneo porque pode ser necessário em caso de algum acidente. “Eu e vários amigos fizemos o exame e não dói”, conta o estudante que pretende cursar Biotecnologia e acha que o melhor do espaço é esclarecer como são os cursos, na prática.
Outra turma bastante procurada foi a de Enfermagem que, por meio de uma camisinha gigante na porta, atraiu visitantes que receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Foram distribuídos preservativos no local. Além disso, os estudantes de Enfermagem explicaram aos interessados sobre o exame de mamografia e sobre a asma, entre outros temas.
Outra atração do evento nessa manhã foi o câmpus tour, uma miniexcursão, feita de ônibus, pelas dependências do câmpus. A programação continua até o final da tarde de hoje, quando termina essa edição do Espaço das Profissões.
Leia mais sobre o Espaço das Profissões 2010 clicando aqui.
Quer saber como foi o primeiro dia do Espaço das Profissões 2010? Clique aqui!
资源: Ascom/ UFG