Hospital das Clínicas realiza Jornada de Ortopedia 2010
Por Thalizia F. de Souza
O Departamento de Ortopedia e Traumatologia (D.O.T.) do Hospital das Clínicas da UFG promove, de 21 de abril a 2 de maio, a Jornada de Ortopedia e Tramautologia dos Ex-Residentes e Ex-Estagiários do HC (Jotrahc). Esta é a sexta edição do evento, que reunirá cerca de 50 ortopedistas em um mutirão de cirurgias para atender a mais de 100 pacientes que aguardam na fila de espera.
Realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) – Regional Goiás - a Jotrahc reúne professores do D.O.T. e médicos que cursaram residência ou estágio na área de Ortopedia e Traumatologia do HC e voltam ao hospital para oferecer sua importante contribuição à população. Na primeira etapa da jornada, que acontece de
Além do trabalho dos ortopedistas, a Jotrahc contará ainda com a importante colaboração de anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e voluntários do HC, que juntos prestarão uma assistência multiprofissional aos pacientes.
As cirurgias serão realizadas a partir das 07h30 nas salas do Centro Cirúrgico do HC. Em cada dia da jornada serão realizadas cirurgias de duas ou três subespecialidades. Confira abaixo a programação:
21/04 (quarta-feira): Cirurgias do Joelho e Fixador Externo;
22/04 (quinta-feira): Cirurgias de Quadril, Ombro e Ortopedia Pediátrica;
23/04 (sexta-feira): Cirurgias de Coluna e Pé;
24/04 (sábado): Cirurgias de Mão.
Campanha de Prevenção à Osteoporose – Nesta edição, a Jotrahc traz uma novidade: a Campanha de prevenção à osteoporose, que será realizada de
Segundo o coordenador da campanha, Frederico Barra, o intuito é detectar casos precoces da doença e orientar a população para a importância da prevenção. Mulheres com idade acima de 50 anos e homens acima de 70 anos poderão procurar o HC nestes dias, onde passarão por avaliação clínica e exame de ultrassonometria de calcâneo.
Durante a avaliação, o médico realizará uma entrevista com o paciente para informá-lo sobre os fatores de risco da doença, como tabagismo, fraturas prévias, baixa ingestão de cálcio e sedentarismo. Logo após, o paciente será submetido ao exame de ultrassonometria de calcâneo, para a detecção da doença. Caso o resultado do exame seja positivo, será solicitada ao paciente a realização, em data posterior à campanha, do exame de densidometria óssea e seu acompanhamento no Ambulatório de Ortopedia do HC.
A osteoporose acomete mais de 10 milhões de brasileiros, atingindo principalmente as mulheres – a relação é de 10 mulheres para cada homem. É uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e não tem sintomas. Silenciosamente, enfraquece os ossos até que ocorram fraturas, causando dores.
Portanto, medidas simples podem prevenir e evitar a doença, como a prática de atividades físicas diárias e a reposição oral de cálcio, que recuperam a saúde dos ossos.
A segunda etapa da Jotrahc será realizada na cidade de Caldas Novas, de 30 de abril a 02 de maio, onde os ortopedistas se reunirão para a discussão de casos clínicos e confraternização.
Source: Assessoria de Imprensa HC/UFG
