Exposição fotográfica abre calendário da Galeria da FAV
Por Kharen Stecca (Ascom/UFG)
Fotos: Vinicius Batista
A Galeria da FAV-UFG, iniciando o calendário de exposições 2010, inaugurou hoje (19) a Exposição “Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência”, do fotógrafo André Cypriano. Em uma seleção de fotos feitas em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, o fotógrafo documentarista retratou a realidade de comunidades negras remanescentes dos quilombos de todo o país. A exposição está aberta ao público das 8 as 12 e das 13 às 17 horas, até o dia 14 de maio.
O registro fotográfico retrata diversas comunidades quilombolas em toda a sua riqueza cultural, mas com uma unidade característica da cultura desses povos. O artesanato e a agricultura, os traços genéticos, a religião e até mesmo a dificuldade de manutenção nas comunidades: tudo é destacado nas imagens registradas pelo fotógrafo.
Na abertura estiveram presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto. O reitor destacou a importância da exposição não só para a comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade goiana: “Temos muito que aprender com essas comunidades, que pensam suas atividades de forma sustentável”.
A exposição Quilombolas já percorreu diversas cidades brasileiras e países da América Latina, mas está pela primeira vez no estado de Goiás. Segundo o produtor da exposição, Reginaldo Gomes, oito cidades nos Estados Unidos e sete países da África já têm a exposição programada.
A exposição, que em Goiânia tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato
A mostra, iniciada em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, graças ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a exposição já circulou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu,
A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

ANDRÉ CYPRIANO
Nasceu no ano de 1964, em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os Estados Unidos, André começou a estudar fotografia
Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência
Local:
Faculdade de Artes Visuais
Câmpus Samambaia - câmpus II - UFG
Visitação:
De 20 de abril a 14 de maio de 2010
De segunda a sexta, das 8h às 12h e da 13 às 17h
Entrada Gratuita
Patrocínio:
Petrobras
Apoio Institucional:
Ministério da Cultura
Secretaria Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir.
Fundação Cultural Palmares
Universidade Federal de Goiás - UFG
Faculdade de Artes Visuais - FAV
Realização:
Galeria da FAV

资源: Ascom/UFG
类别: Arte
