noticia6071.jpg

Exposição fotográfica abre calendário da Galeria da FAV

Em 26/04/10 23:21.
Mostra 'Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência', de André Cypriano, pode ser visitada até 14 de maio

Por Kharen Stecca (Ascom/UFG)

Fotos: Vinicius Batista

 

A Galeria da FAV-UFG, iniciando o calendário de exposições 2010,  inaugurou hoje (19) a Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência”, do fotógrafo André Cypriano. Em uma seleção de fotos feitas em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, o fotógrafo documentarista retratou a realidade de comunidades negras remanescentes dos quilombos de todo o país. A exposição está aberta ao público das 8 as 12 e das 13 às 17 horas, até o dia 14 de maio.

O registro fotográfico retrata diversas comunidades quilombolas em toda a sua riqueza cultural, mas com uma unidade característica da cultura desses povos. O artesanato e a agricultura, os traços genéticos, a religião e até mesmo a dificuldade de manutenção nas comunidades: tudo é destacado nas imagens registradas pelo fotógrafo.

Na abertura estiveram presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto. O reitor destacou a importância da exposição não só para a comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade goiana: “Temos muito que aprender com essas comunidades, que pensam suas atividades de forma sustentável”.

A exposição Quilombolas já percorreu diversas cidades brasileiras e países da América Latina, mas está pela primeira vez no estado de Goiás. Segundo o produtor da exposição, Reginaldo Gomes, oito cidades nos Estados Unidos e sete países da África já têm a exposição programada.

A exposição, que em Goiânia tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm; seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm; dois mapas; cinco painéis de textos e legendas.

 

A mostra, iniciada em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, graças ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a exposição já circulou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima e Bogotá. No próximo mês as fotografias de André Cypriano chegam a Natal (RN – 20/05).

 

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

 

 

ANDRÉ CYPRIANO

Nasceu no ano de 1964, em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os Estados Unidos, André começou a estudar fotografia em São Francisco. Desde então tem completado vários projetos que têm sido expostos em galerias e museus no Brasil, na Europa e nos EUA. Como parte de um projeto a longo prazo, começou a documentar estilos de vida tradicionais e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo. Cypriano fotografou o povo de Nias, na costa oeste da Sumatra (Nias: pulando pedras), práticas de rituais em Bali (Bali: uma busca espiritual). Seus documentários fotográficos têm sido usados em seminários educativos. Atualmente, ele trabalha como fotógrafo freelancer em Nova York e Rio de Janeiro, dando continuidade a seus projetos sociais e culturais. Um deles é a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência.

 

 

Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

 

Local:

Faculdade de Artes Visuais

Câmpus Samambaia - câmpus II - UFG

 

Visitação:

De 20 de abril a 14 de maio de 2010

De segunda a sexta, das 8h às 12h  e da 13 às 17h

Entrada Gratuita

 

Patrocínio:

Petrobras

 

Apoio Institucional:

Ministério da Cultura

Secretaria Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir.

Fundação Cultural Palmares

Universidade Federal de Goiás - UFG

Faculdade de Artes Visuais - FAV

 

Realização:

Galeria da FAV

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Arte