
José Garcia Neto é reconduzido ao cargo de diretor geral do HC
Por Thalizia F. de Souza (Ascom/HC/UFG)
Fotos: Carlos Siqueira (Ascom/UFG)
Na manhã do último dia 6 de abril o diretor geral do Hospital das Clínicas da UFG, professor José Garcia Neto, foi reconduzido ao cargo para cumprir seu segundo mandato (2010-2013), em cerimônia solene realizada no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG.
Estiveram presentes à solenidade autoridades governamentais e acadêmicas, dentre as quais o prefeito de Goiânia, Paulo de Siqueira Garcia, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Paulo Rassi; a secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro (representando o governador do estado de Goiás, Alcides Rodrigues Filho), o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Paulo Teles, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Salomão Rodrigues Filho, e Fernando Cupertino (representando o senador Marconi Perillo).
Dentre as autoridades acadêmicas da UFG, estiveram presentes o reitor e vice-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e Eriberto Francisco Beviláquia Marim, respectivamente; os pró-reitores Sandramara Matias Chaves (Pró-reitoria de Graduação) e Orlando Afonso Vale do Amaral (Administração e Finanças); os diretores das faculdades de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, professores Heitor Rosa, Marcelo Medeiros, Maria do Rosário Gondim e Gersinei Carlos de Freitas, respectivamente; o presidente da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG, professor Elias Rassi, e o presidente do Sindicato das Instituições Federais de Ensino Superior – Regional Goiás, João Pires.
Agradecimentos - José Garcia Neto iniciou a sessão com um discurso de agradecimento aos presentes, destacando a importante colaboração e apoio daqueles que trabalharam pelo HC durante os quatro anos da gestão anterior (2006-2009), especialmente os quatro diretores que estiveram à frente da diretoria junto com José Garcia – professor Luiz Arantes Resende (diretor técnico), Cleusa de Queiroz Machado (diretora administrativa e financeira), Maria Alice Coelho (diretora de Enfermagem) e Alexandrina Maria Nogueira Guerra Adorno (diretora de Gestão de Pessoas), também presentes à sessão.
O diretor empossado também agradeceu à bancada legislativa federal pelas parcerias firmadas com o HC, que proporcionaram realizar reformas no atual prédio e dar início à obra de construção do Edifício de Internações do HC. E agradeceu aos secretários de saúde Irani Ribeiro (SES-Go) e Paulo Rassi (SMS de Goiânia) pelos trabalhos desenvolvidos em prol da saúde pública de Goiás e, especialmente, ao atual prefeito de Goiânia, que também é seu irmão, Paulo Garcia, empossado na última quinta-feira, dia 01 de abril.
José Garcia ainda agradeceu ao reitor da UFG, professor Edward Madureira, a quem disse que ganhou um irmão diante da oportunidade de ter trabalhado ao seu lado nos últimos quatro anos, e à sua esposa, filho e pais presentes à cerimônia.
Balanço e metas – Em seguida, José Garcia Neto apresentou um balanço do trabalho realizado na gestão anterior e revelou as metas para os próximos quatro anos. Considerou que o resultado altamente positivo de sua gestão foi alcançado por meio de um projeto coletivo e participativo, fruto de um trabalho da diretoria do HC desenvolvido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), Ministério Público Federal, bancada legislativa federal e unidades da UFG.
Dentre as atividades realizadas na gestão 2006-2009, José Garcia citou o incentivo à capacitação dos profissionais da área de saúde, como a implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HC, a parceria com o NECASA na implantação do programa de formação de profissionais do sistema de medidas socioeducativas, a instalação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), o incentivo dado à capacitação dos profissionais do hospital que buscam realizar o mestrado e doutorado e o início dos APHs (Adicionais de Plantão Hospitalares).
Em sua gestão, José Garcia também priorizou uma agenda de reformas e adequações do espaço físico do HC, como as reformas realizadas nos setores de Endoscopia, Centro Cirúrgico, Central de Material de Esterilização (CME), SAMIS, Serviço de Urgência Pediátrica (SERUPE), UTI Neonatal, Hemodiálise, Clínicas Médica e Ortopédica, Farmácia Hospitalar, Pronto-Socorro Adulto e reforma da rede elétrica do prédio do HC. Em andamento, encontram-se as reformas do Banco de Sangue e do Setor de Nutrição e a construção do Edifício de Internações, que contará com 18 andares e 600 novos leitos.
Para os próximos quatro anos, o diretor pretende lutar no MEC pela ampliação dos APHs a todos os profissionais do HC, pela aprovação no Fundo Nacional de Saúde (FNS) de projetos das faculdades de Medicina, Enfermagem e Nutrição, pela implantação do mestrado profissionalizante ainda este ano e a conclusão da obra do Edifício de Internações. Ele ainda destacou o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais de Ensino (REHUF), instituído pelo governo federal em janeiro deste ano, o que, para ele, significou um grande avanço para os HUs.
Compromisso – As autoridades presentes destacaram o importante papel do HC para a saúde pública do estado e firmaram o compromisso de continuar contribuindo para a melhoria do hospital, visando oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde.
“Já era uma determinação do ex-prefeito Íris Rezende e continuará comigo à frente da Prefeitura de Goiânia oferecer todo o apoio necessário ao HC”, afirmou o prefeito Paulo Garcia. Já a secretária Irani Ribeiro parabenizou José Garcia por manter funcionando o Serviço de Urgência e Emergência do HC, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital, e pela parceria realizada com a Secretaria Estadual de Saúde no ano passado para o combate à pandemia da Influenza A. Em seguida, Irani informou que a SES-Go destinará dois respiradores, dois monitores e dois oxímetros ao HC de um total de 29 equipamentos adquiridos pela secretaria por meio do Ministério da Saúde.
O reitor Edward finalizou a cerimônia destacando o compromisso e dedicação de José Garcia com o HC, além da humildade e simplicidade do diretor, “qualidades marcantes de sua pessoa”, segundo o reitor. Edward disse que considera um marco na história dos HUs a data de 27 de janeiro de 2010, quando presidente da República assinou o decreto do Programa REHUF, assumindo os custos dos HUs, e que se sente satisfeito com o compromisso dos parlamentares com a UFG na obra de construção do Edifício de Internações do HC.
Source: Ascom/HC/UFG
Categories: Posse