noticia6005.JPG

Novas diretrizes para a pesquisa na universidade

On 03/23/10 22:49 .
II Seminário de Pesquisa da UFG propõe diagnosticar a situação e apontar soluções para o fortalecimento dessa área

Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)

Fotos: Carlos Siqueira

 

Com cerca de 250 grupos de pesquisa ativos na universidade, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) observou a necessidade de traçar um diagnóstico da pesquisa na UFG. Nesse sentido, foi realizado na última sexta-feira (19) o II Seminário de Pesquisa da UFG. O objetivo é construir um relatório final sobre as necessidades atuais da pesquisa na universidade. Para isso, os grupos de pesquisa inscritos foram divididos em áreas do conhecimento e convidados a realizar uma breve apresentação dos trabalhos realizados. “A ideia é consolidar esses grupos, visto que a pesquisa é que movimenta uma universidade e sustenta a graduação e a pós-graduação”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dores de Paula Cardoso.

Segundo a pró-reitora, os 219 grupos de pesquisa inscreveram-se e enviaram um resumo com história e atuação de cada um. O evento contou com a participação também dos demais pró-reitores e do reitor Edward Madureira Brasil, que viu o evento como uma motivação para o avanço e novos saltos da pesquisa. “O momento por qual a universidade passa vai além da expansão física, com a renovação do quadro de docentes”, comentou o reitor. Ele também informou que atualmente a universidade tem 2 mil professores efetivos, o que representa praticamente o dobro do quadro encontrado em 2006, e que isso influencia o crescimento da pesquisa na UFG. De acordo com o reitor, essa área na universidade já está no estágio de receber encomendas de instituições como a Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) e a Petrobrás.

O apoio do governo federal à pesquisa virá com a implementação do Plano de Apoio a Pós-graduação (PAPG), ainda em fase de formatação final. O reitor Edward Madureira Brasil informou que as primeiras regiões a serem beneficiadas com esse projeto serão as universidades das regiões Norte e Centro-Oeste.

Vitrine – Durante a cerimônia também foi lançado o Catálogo dos Grupos de Pesquisa da universidade. Essa publicação contém informações de todos os grupos da UFG cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é divulgar os trabalhos para universidades, fóruns e entidades de apoio à pesquisa de todo país. O catálogo será atualizado e distribuído anualmente. Além disso, com as discussões do II Seminário de Pesquisa será produzido um cd-room com informações sobre as pesquisas participantes do evento.

Source: Ascom/UFG

Categories: Pesquisa