Gincana de doações é destaque da recepção aos calouros
Por Angélica Queiroz (Ascom/UFG)
Este ano, o curso de Engenharia Ambiental preparou uma programação diferente para a calourada. Foi organizada uma gincana de arrecadações, entre os dias primeiro e 9 de março. Hoje (11/03) foi realizada a entrega final das doações ao Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Ao todo, entre alimentos, roupas e materiais recicláveis, foram arrecadados pelos calouros 426 camisetas/blusinhas, 101 calças, 97 bermudas/short, 37 blusas de frio, 45 pares de calçados, 7 cobertores, 57 kg de alimentos, 874 latinhas de alumínio, 1.083 garrafas pet, 346 embalagens, 650 livros/revistas e 44 outros itens. Mayara Mendes Mendonça, do 3º período, uma das organizadoras da calourada, explicou que a ideia da gincana de arrecadações surgiu nas reuniões do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental, onde eles procuravam se organizar para recepcionar os calouros. Segundo ela, a participação dos novos alunos surpreendeu a organização. “Estamos muito contentes e orgulhosos deles. Se mobilizaram em massa. Nós estamos surpresos com o resultado”.
Além da participação dos calouros, a gincana teve apoio dos professores, coordenadores e diretores da Escola de Engenharia, que colaboram com o grupo. Mayara conta que quer tornar o trote solidário uma tradição do curso de Engenharia Ambiental. “Principalmente porque nós que organizamos somos os primeiros veteranos da Engenharia Ambiental. Desejamos deixar essa ideia para os próximos que virão. Queremos o trote solidário como marca de nosso curso”, destaca. Essa primeira edição da gincana foi só para os calouros da Engenharia Ambiental. Mas Mayara destaca que semestre que vem pretende estender a ideia a mais cursos. “Já tivemos as orelhas puxadas pelos representantes das engenharias (Liga das engenharias) por não termos feito algo pra todo mundo”. Ela explica que a iniciativa foi restrita a apenas um curso porque a ideia veio muito rápido e em pouco tempo foi executada.
Para o próximo semestre um dos objetivos do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental é espalhar o trote solidário pela UFG. “Trocar o trote violento pelo trote humanitário”, ressalta.
Doações de Sangue - No último dia 9, em uma parceria com o laboratório Ingoh, por meio do projeto Vidas por Vidas, foram arrecadadas mais de 80 bolsas de sangue na Escola de Engenharia Civil. “Já tínhamos pensado em colocar na Gincana Solidária a doação de sangue, assim, comecei a pesquisar e descobri que a campanha aconteceria em alguns câmpus da UFG, inclusive no dia 9 de março na Escola de Engenharia”, conta Mayara. Segundo a aluna, esse tipo de iniciativa é importante porque muitas vezes as pessoas não doam por comodismo. Ela explica que a ida do banco de sangue à unidade acadêmica mobilizou os alunos. “Alguns calouros menores de 18 anos, por não poderem fazer a doação, levaram a mãe. Achei isso muito legal”.
资源: Ascom
类别: Calourada
