noticia5983.JPG

UFG assina convênio de intercâmbio com universidades estadunidenses

On 18/03/10 06:32 .
O projeto, da Escola de Música e Artes Cênicas, prevê intercâmbio de discentes brasileiros e estadunidenses

Por Marcela Guimarães (Ascom/UFG)

Foto: Carlos Siqueira

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) assinou convênio de intercâmbio com duas universidades estadunidenses. Em visita à instituição nesta segunda-feira, representantes da Marshall University Research Corporation, da Morehead State University e o reitor Edward Madureira Brasil formalizaram o acordo resultante do projeto “Magneet – música além das fronteiras: gerando novas experiências para estudantes talentosos”. Segundo o professor Eduardo Meirinhos, um dos coordenadores do projeto, as universidades foram escolhidas em virtude da força dos programas de Música e pelo interesse das instituições estrangeiras em música brasileira.

Por meio do acordo, estudantes brasileiros e americanos terão oportunidade de trocar experiências durante um semestre. Serão selecionados seis alunos dos cursos de Música (licenciatura e bacharelado), por meio de edital já publicado. As inscrições foram realizadas até o último dia 5 de março e a seleção será feita até o dia 19 deste mês. Os primeiros selecionados partem para os Estados Unidos em agosto e a UFG receberá os alunos estadunidenses a partir do início do próximo ano.

Os primeiros passos do projeto “Magneet – a música além das fronteiras” foram dados pelo diretor da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Eduardo Meirinhos, e por Júlio Ribeiro, professor da Marshall University. Assim, foi inscrito e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela fundação Fund for the Improvement of Post Secondary Educantion (FIPSE). Além das duas universidades estadunidenses, a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) também participa do projeto e realizará intercâmbios. De acordo com o reitor Edward Madureira Brasil, a intenção do convênio futuramente é possibilitar também o intercâmbio de docentes e realizar projetos em conjunto. Por enquanto, o contrato prevê três anos de intercâmbio que cobre todas as despesas de passagem, moradia e alojamento dos estudantes. Novas inscrições serão abertas anualmente.

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Oportunidade