noticia5940.jpg

Duplicação de avenidas deve melhorar tráfego na UFG

Em 10/03/10 01:41.
Obras no Câmpus Samambaia vão aumentar fluidez do trânsito e acesso aos novos prédios

Por Túlio Moreira (Ascom/UFG)

Fotos: Carlos Siqueira

 

Com a aplicação de recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a rotina da UFG está se transformando. Além da criação de novas vagas para estudantes e da contratação de mais professores e servidores técnico-administrativos, o espaço físico da universidade está sendo modificado para atender às novas demandas da comunidade acadêmica. No Câmpus Samambaia, o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) trabalha na ampliação do sistema viário, para que o trânsito possa fluir melhor com o início do ano letivo.

 

A via principal que conduz aos prédios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Restaurante Universitário está sendo duplicada. O objetivo é aumentar o acesso às quadras localizadas a oeste do ICB, onde está sendo construída a maioria dos novos prédios do Câmpus Samambaia. O diretor do Cegef, Marco Antônio de Oliveira, explica que essas quadras, que já abrigam a Creche, a TV UFG e a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, receberão novas construções provenientes do Reuni.

 

“Antes da duplicação, um ônibus trafegava ao lado do outro, dificultando o trânsito. Vamos ampliar as vias e os trevos de acesso, para escoar melhor o fluxo”, afirma. Em decorrência do período chuvoso, as obras sofreram atraso. A expectativa do Cegef é de que o trânsito seja liberado no local em breve. Vale lembrar que os portões de acesso à via estão fechados. A obra deverá ser totalmente concluída até maio, após a instalação de galerias pluviais e a implantação de sinalização.

 

De acordo com o diretor do Cegef, a duplicação de vias já existentes e a construção de novas rotas devem descentralizar o tráfego na região leste do câmpus, que, tradicionalmente, concentra os institutos e faculdades. Além disso, as obras vão possibilitar o trânsito nos espaços que sediarão os novos prédios. “As alterações no Câmpus Samambaia vão favorecer a integração dos espaços físicos e facilitar o tráfego, que foi intensificado com as mudanças proporcionadas pelo Reuni”, sintetiza Marco Antônio.

 

O diretor do Cegef explica também que a distribuição dos novos prédios do Câmpus Samambaia está sendo planejada de forma a aproximar os espaços entre os órgãos e unidades da UFG. Desse modo, as novas vias de acesso vão facilitar o tráfego entre unidades mais afastadas, como a Escola de Veterinária e o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Câmpus II