Convênio possibilita atualização no ensino de Espanhol para estudantes goianos
Por Túlio Moreira (Ascom/UFG)
A cerimônia de encerramento do primeiro módulo do Curso de Atualização para Professores de Espanhol do estado de Goiás foi realizada na tarde da última sexta-feira (5/2), no auditório da Faculdade de Letras (FL), no Câmpus Samambaia. O primeiro módulo, com duração de 40 horas, foi ministrado por professores destacados pela Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e com a Universidade Federal de Goiás. O evento teve a presença da secretária de Educação, Milca Severino Pereira, da diretora da FL, Maria Zaira Turchi, dos conselheiros da Educação, Ángel Altisent Peñas, e do Trabalho e Imigração, Jesús Salas Zapatero, da Embaixada da Espanha, e da professora da FL, Sara Guiliana Gonzales Belaonia.
O objetivo do curso é aperfeiçoar a formação linguística e cultural dos professores de Espanhol da rede estadual de educação. O primeiro módulo, iniciado na última segunda-feira, recebeu 100 inscritos. Os dois módulos seguintes serão realizados no decorrer deste semestre, por meio de encontros mensais realizados com a participação de professores colaboradores da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Goiás, parceira do projeto.
A diretora da FL, Maria Zaira Turchi, afirmou que a realização do curso é bastante significativa por estar em consonância com a implantação do ensino de Espanhol em todos os estabelecimentos de ensino médio do Brasil. “É importante falar espanhol para estarmos mais próximos de nossa identidade latino-americana”, conceituou a professora. A secretária da Educação, Milca Severino Pereira, agradeceu a participação dos professores da rede estadual neste primeiro módulo e afirmou que os estudantes goianos só terão acesso a um ensino de qualidade se os professores estiverem preocupados com a qualificação e atualização constantes.
O conselheiro da Educação da Embaixada da Espanha, Ángel Altisent Peñas, afirmou que a concretização do curso é importante não só por aperfeiçoar o ensino do Espanhol como instrumento de comunicação, mas também por possibilitar a utilização do idioma como ferramenta de cultura e integração. Ao final da cerimônia, os participantes do curso receberam certificados que serão considerados para o abono de faltas durante os dias em que as aulas foram ministradas.
资源: Ascom/UFG
类别: Educação