noticia5873.JPG

Edward Madureira reassume a Reitoria em solenidade local

在 14/01/10 08:58 上。
Cerimônia também marcou a posse de Eriberto Francisco Beviláqua Marin no cargo vice-reitor da UFG, gestão 2010-2013
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, foi reconduzido ao cargo para seu segundo mandato, em cerimônia solene realizada na última quarta-feira (6/1), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Na ocasião, o professor Eriberto Francisco Beviláqua Marin foi empossado no cargo de vice-reitor para a gestão 2010-2013. A sessão também marcou a despedida do professor Benedito Ferreira Marques, vice-reitor durante a primeira gestão de Edward Madureira Brasil (2006-2009). Edward Madureira Brasil já havia sido reconduzido oficialmente para o cargo pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, no último dia 22 de dezembro.


 

Os seis pró-reitores, Sandramara Matias Chaves (Pró-reitoria de Graduação), Divina das Dores de Paula Cardoso (Pesquisa e Pós-graduação), Anselmo Pessoa Neto (Extensão e Cultura), Orlando Afonso Valle do Amaral (Administração e Finanças), Jeblin Antônio Abraão (Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos) e Ernando Melo Filizzola (Assuntos da Comunidade Universitária), receberam certificados de reconhecimento e foram reconduzidos aos cargos. Diretores de órgãos, setores e assessores ligados à Reitoria também foram reconduzidos aos cargos.

Entre os presentes, estavam o governador Alcides Rodrigues e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende. A cerimônia de posse foi aberta com a exibição de um vídeo institucional abrangendo aspectos gerais da UFG e mostrando os avanços conquistados pela universidade nos últimos quatro anos. Com o slogan “Uma história viva. Uma história presente”, o vídeo também convidou a comunidade para as comemorações pelo cinquentenário da universidade, que será celebrado este ano. No início da sessão solene, o reitor Edward Madureira Brasil foi simbolicamente conduzido à mesa pelos quatro ex-reitores da UFG presentes: Maria do Rosário Cassimiro, Joel Pimentel Ulhôa, Ary Monteiro do Espirito Santo e Milca Severino Pereira.

Agradecimentos e homenagens – Em seguida, o professor Eduardo Meirinhos, diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, apresentou, ao violão, prelúdios do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Logo em seguida, o discurso de encerramento do mandato de Benedito Ferreira Marques emocionou a plateia. O ex-vice reitor agradeceu o voto de confiança dado por toda a comunidade acadêmica e enalteceu a oportunidade de ter trabalhado na administração da universidade nos últimos quatro anos: “O conhecimento de vida que eu tinha antes chega a ser pequeno diante de toda a experiência que adquiri durante o mandato”.

Ao tomar posse como vice-reitor, o professor Eriberto Francisco Beviláqua Marin afirmou estar confiante com a nova missão, graças a todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido por Edward e Benedito. “Com espírito de equipe, coragem e compromisso, continuaremos com uma administração voltada para os princípios e valores de humanismo, transparência e eficiência”, ressaltou. Para Eriberto, os desafios para um crescimento com qualidade da UFG devem ser enfrentados por todos os setores da universidade, com o objetivo de expandir os serviços prestados pela instituição a toda a sociedade.

Antes de discursar, Edward Madureira Brasil prestou uma homenagem a Benedito, entregando uma placa de reconhecimento ao companheiro. Durante sua fala, o reitor da UFG agradeceu a todos os membros da comunidade acadêmica e os parceiros externos que contribuíram para o notável crescimento experimentado pela universidade nos últimos quatro anos. O reitor também homenageou os funcionários aposentados da UFG, dedicando-lhes seu primeiro mandato. “Em nome do saudoso professor Ricardo Freua Bufáiçal, quero lembrar todos os professores e servidores técnico-administrativos que ao longo das últimas cinco décadas ajudaram a construir a UFG”.

Edward Madureira Brasil agradeceu a política de atenção à educação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e reconheceu a importância do apoio de políticos goianos, tanto  dos representantes do poder executivo quanto do poder legislativo. “Se consegui chegar longe, é porque me apoiei no ombro de gigantes”, sintetizou o reitor, citando o físico inglês Isaac Newton. Edward apresentou ainda um panorama dos principais avanços que marcaram a expansão da UFG em sua gestão, nos câmpus de Goiânia, Jataí, Catalão e Goiás e nos pólos avançados de educação a distância espalhados em diversas cidades do estado.

Durante a sessão solene, a Assessoria de Comunicação (Ascom) promoveu o lançamento da quarta edição da revista UFG Afirmativa, dedicada ao período histórico da universidade compreendido entre 1978 e 1989, além de uma edição especial da revista com o balanço do primeiro mandato de Edward. Distribuída gratuitamente a toda a comunidade, nos órgãos e unidades da UFG, a revista abrange o aumento de vagas dos cursos oferecidos pela universidade, a expansão física nos câmpus espalhados pelo estado e o relevante crescimento nos índices do ensino, da pesquisa e da extensão.

Diretores de diversas unidades acadêmicas da UFG estiveram presentes na sessão solene, além de nomes de relevância para o estado de Goiás, reitores de outras instituições de ensino, secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes de vários órgãos da esfera pública, de entidades e de associações. O reitor Edward Madureira Brasil agradeceu a presença de todos e sinalizou a intenção de continuar as parcerias em prol do desenvolvimento da UFG.

 

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

 

资源: Ascom/UFG

类别: Reitoria