
Instituto de Química homenageia professores e servidores aposentados
Na manhã de hoje realizou-se no Auditório do Instituto de Química (IQ/UFG) uma cerimônia comemorativa dos 30 anos da criação do curso de Química, que homenageou 36 professores e servidores aposentados. O evento foi repleto de memórias, risadas e recordações das décadas pela quais passaram vários servidores e professores, fundamentais para a implementação e consolidação do curso. Na abertura da cerimônia o professor Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, coordenador da homenagem, apresentou dados que comprovam o crescimento do curso no decorrer desses 30 anos de história. “O IQ é o que é hoje graças aos esforços de todos os professores e servidores do passado” destacou.
Emocionado, Denílson Rabelo, diretor do IQ, lembrou que toda a sua formação acadêmica foi na UFG e reafirmou a necessidade de prestar homenagens aos aposentados do instituto que tanto contribuíram para o sucesso do curso. O reitor Edward Madureira Brasil, que também teve toda a sua formação acadêmica na UFG, lembrou da época em que, ainda na graduação de Agronomia, teve aulas no instituto. O reitor completou sua fala dizendo que “a universidade é feita do comprometimento das pessoas que estão e passaram por ela” e que o sucesso e ampliação pela qual o IQ passa é fruto da dedicação dos professores e servidores aposentados.
O professor aposentado David Nicolau Isaac falou em nome dos homenageados e lembrou as conquistas e as dificuldades para a criação do curso, destacando o importante papel desempenhado pelos professores Tiettre Couto Roza e Maria Auxiliadora Alves Barbosa no enfrentamento das dificuldades para implementação do curso em 1979. “A semente plantada na década de 70 cresceu, se ramificou e frutificou”, concluiu David Isaac.
IQ em números – Na sua apresentação inicial o professor Márlon Soares apresentou alguns dados e curiosidades sobre o instituto. Confira abaixo:
O 1º. vestibular para Química na UFG ocorreu em 1979;
A 1ª. turma teve apenas um formado;
Ao longo de 30 anos passam no IQ 75 professores e 41 servidores;
Estima-se que se graduaram 350 alunos;
Em fevereiro de 2010 o IQ terá 100% dos seus professores com o título de doutores;
Desde 1999, com a criação do mestrado do IQ, foram titulados 115 mestres;
Em 2006 foi criado o doutorado de IQ.
Fonte: ASCOM/UFG
Categorias: Comemoração