noticia5842.JPG

Universidade comemora inauguração da TV UFG

在 17/12/09 02:20 上。
O Canal 14, transmitido em sistema UHF, representa uma grande conquista para a sociedade goiana

Com o compromisso de ser o primeiro canal de televisão realmente público e educativo do estado de Goiás, foi oficialmente inaugurada, na manhã desta segunda-feira (dia 14), a TV UFG. A solenidade teve início com a apresentação de integrantes do grupo Coró de Pau e com a presença da comunidade acadêmica e parlamentares, no Câmpus Samambaia, sede da tv. No local está o estúdio, onde o sinal é gerado para ser enviado ao Morro do Mendanha por meio de micro-ondas. Lá, a antena retransmite o sinal para a grande Goiânia em, aproximadamente, um raio de 40 km em torno da antena instalada no morro.

Com a concessão do Canal 14-E UHF para a Fundação Rádio e TV Educativa (RTVE), por meio do qual a TV UFG será transmitida, agora os telespectadores da grande Goiânia terão uma nova opção de tv. Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, foi realizado um desejo de mais de 40 anos. “Depois de muitas indas e vindas da concessão de um canal para a UFG, agora possuímos o Canal 14. Acredito que quem ganha com tudo isso, em um primeiro momento, é o público da grande Goiânia e, muito em breve, todo o estado de Goiás, pois teremos uma TV de qualidade que certamente contribuirá com uma informação repassada de forma independente e transparente”, declarou o reitor.

Embora estivesse programada para iniciar nesse dia a transmissão experimental da programação, problemas técnicos adiaram essa decisão. De acordo com a gerente da TV UFG, Rosana Borges, em virtude de uma forte chuva ocorrida na semana passada foram causados danos na antena de transmissão. “Infelizmente o defeito ainda não foi reparado, mas a previsão é solucionarmos esse problema dentro dos próximos dias, para que a população confira a programação”, esclareceu Rosana Borges.

A gerente da TV UFG, Rosana Borges ao microfone

 

A gerente da TV UFG reafirmou que a Fundação RTVE elaborou políticas de produção para possibilitar produções cooperadas e a veiculação de produtos audiovisuais oriundos de trabalhos de conclusão de curso ou de projetos de diversas entidades, desde que atendam às finalidades da TV UFG. “Pensamos que isso seja democratizar a comunicação televisiva e fortalecer o caráter público da TV educativa”, declarou Rosana Borges. Basicamente, o novo canal, associado à Empresa Brasil de Comunicação, deve retransmitir a programação da TV Brasil, além de programas de emissoras universitárias compartilhados por meio da Rede Ifes e programas locais ligados inicialmente à comunidade universitária, produzidos com entidades externas à universidade”.

Compareceram à cerimônia o vice-reitor Benedito Ferreira Marques e todos os pró-reitores da universidade, o diretor-executivo da Fundação RTVE, Carlito Lariucci e a gerente da TV UFG, Rosana Borges. Também prestigiaram a inauguração os ex-diretores da RTVE Nelson Cardoso Amaral, Nars Chaul e Luiz Signates. Entre os parlamentares presentes estiveram os deputados federais Pedro Wilson e Raquel Teixeira, o deputado estadual Mauro Rubem, o secretário municipal de comunicação, Lívio Luciano, representando o prefeito de Goiânia, e o vereador Fábio Tokarski.

Integrantes do Grupo Coró de Pau

 

Durante a cerimônia foram lembrados os diversos momentos em que a universidade esteve prestes a ter o canal de transmissão de tv, mas acabou perdendo. Para Carlito Lariucci da Fundação RTVE, “todo o trabalho que tivemos até agora não se encerra aqui. O trabalho maior será mantê-la no ar. Para que isso realmente possa ocorrer temos uma equipe pequena, mas com muita garra, disposta a abraçar esse trabalho de corpo e alma”.

 

Apoio parlametar

O vereador Fábio Tokarski destacou o diferencial que a TV UFG deve apresentar. “Um canal que interprete e dialogue não só com a produção científica de Goiás, mas com os saberes do povo. Lamentavelmente o que vemos em muitas televisões é a banalização da violência”, lembrou o vereador


Para o secretário municipal de Comunicação, Lívio Luciano, será uma satisfação Goiânia receber o canal que vai auxiliar as manifestações culturais e dar um salto no apoio educacional. Ele afirmou ainda que a TV UFG encontrará na Prefeitura de Goiânia uma grande parceira.


A deputada federal Raquel Teixeira lembrou as novas responsabilidades que surgem após algumas mudanças geradas pelas inovações tecnológicas. “Nós ainda estamos vivendo o desafio de saber lidar com a tecnologia. Nos países que já avançaram nessa área, há o desafio pedagógico de fazer das novas tecnologias um instrumento de aprendizagem. Temos a oportunidade de construir uma tecnologia pedagógica a favor do conhecimento, da cultura e da comunicação para construir um mundo melhor e mais justo. Que o dia 14, simbolizado no Canal 14, continue sendo motivo de orgulho para nós”, declarou a deputada.

O deputado federal Pedro Wilson destacou a importância da comunicação para a democracia e ressaltou o compromisso que tem a TV UFG com a cultura e a educação. “A TV UFG deve trazer para a comunicação o debate, o confronto, o diferente e o plural para termos uma televisão democrática”, afirmou.

Já para o deputado estadual Mauro Rubem, a maneira como se constitui a comunicação brasileira é o que melhor representa as coisas atrasadas no país. Ele lembrou as dificuldades pelas quais passou a UFG para conseguir a concessão de um canal de TV e a mobilização social e política à época da perda do Canal 5 para uma igreja evangélica. “Pela primeira vez no Brasil uma concessão de TV foi questionada”, lembrou. Ao final, o deputado destacou a necessidade de haver uma nova comunicação, cuja relação com a sociedade fosse fortalecida.

资源: Ascom / UFG

类别: Televisão