IME premia vencedores da Olimpíada de Matemática
Poucos alunos da educação básica gostam de matemática, certo? Ao menos esta manhã esse clichê parecia diferente. O auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME) estava cheio de alunos e professores dos ensinos fundamental e médio para a premiação da Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG). Cerca de 100 escolas participantes, com 1.180 alunos inscritos, números que demonstram o objetivo da competição colocado em prática.
No 6º ano, Beatriz Rosa de Azevedo foi um dos 61 alunos premiados nessa edição do evento. De acordo com a mãe, Alcione Borges de Azevedo, Beatriz, por iniciativa própria, decidiu participar da olimpíada, o que melhorou seu desempenho não só em Matemática, como também nas outras disciplinas. Para a coordenadora do Colégio Marista, Andrea Prado, a premiação leva os jovens a se sentirem valorizados. “A olimpíada é um reconhecimento de todo o esforço. É um desafio”.
O presidente da comissão organizadora e professor do IME, Rogério de Queiroz Chaves, afirmou que o evento é preparado durante todo o ano e realizado pelo IME desde 1992, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Na solenidade de premiação, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, apresentou aos alunos presentes um breve panorama do atual nível de expansão da UFG. “A universidade está expandido e para vocês é interessante saber que procuramos atender cada vez mais à demanda vinda da educação básica”, comentou.
Nesse sentido, a OMEG tem a finalidade de preparar melhor os futuros graduandos em Matemática que ingressarão na UFG e permitir que os alunos de Goiás possam competir e vencer a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). “O nosso objetivo é estimular e proporcionar aos estudantes maior contato com a disciplina e desenvolver o gosto pelo estudo da Matemática”, afirmou o coordenador Rogério Queiróz.
Confira a lista dos vencedores aqui.
Source: Ascom/UFG
Catégories: Destaque
