Livro sobre manutenção de edifícios é lançado

Sur 04/12/09 02:18.
Evento marca uma série de lançamentos do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf)

Na manhã do dia 3 de dezembro, na Livraria da UFG situada em frente à Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), foi realizado o lançamento do livro Manutenção de edifícios: metodologia para racionalização de despesas, seguida de uma sessão de autógrafos do autor Leonardo Eustáquio Guimarães, coordenador de Administração da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proad) da UFG. Para a diretora-geral do Centro Editorial e Gráfico (Cegraf), Maria das Graças Monteiro Castro, esse lançamento marca o início de uma série de outros, que consolidam uma política institucional de fortalecimento do catálogo da editora e de valorização das coleções publicadas.

 

De acordo com Leonardo Eustáquio, o livro é uma adaptação da dissertação, que foi desenvolvida durante o mestrado cursado na Escola de Engenharia Civil (EEC) da UFG, concluído em 2003. O autor informou que, desde então, nunca deixou de trabalhar na área de patologias de construção e racionalização de recursos, que mantêm, entre si, uma relação muito estreita.

 

Em sua pesquisa, as várias edificações dos câmpus da universidade foram seu objeto de estudo, uma vez que os recursos financeiros destinados à sua manutenção sempre foram muito pequenos. A grande vantagem da metodologia apresentada no livro é a possibilidade de uma avaliação comparativa do grau de deteriorização. “Tanto faz considerar o tamanho da edificação, porque a avaliação é sempre feita em termos relativos. Sabendo qual edificação está mais deteriorada, podemos mobilizar ações e direcionar melhor os recursos necessários”, declarou Leonardo Eustáquio.

 

“Desenvolvi uma metodologia para comparar e acompanhar os graus de deteriorização independente da área ocupada. Elaborei na dissertação um trabalho muito profundo e as pessoas reclamavam que a linguagem utilizada era muito técnica, por isso a intenção foi produzir um livro acessível à compreensão tanto de leigos quanto de especialistas”, declarou o autor. Leonardo Eustáquio informou também que a universidade hoje possui a Comissão de Racionalização de Despesas, implantada em 2008, composta por diversos diretores de unidades, sendo ele o presidente.


Prestigiaram o evento os familiares e amigos do autor,
além do pró-reitor da Proad, Orlando Afonso Valle do Amaral, representando o reitor

Os livros serão vendidos a R$ 10,00 em todas as unidades da Livraria UFG e, de acordo com o gerente das lojas, Henrique Bezerra de Araújo, está previsto para o próximo ano a ampliação da distribuição do livro para as livrarias filiadas à Assossiação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).

Source: Ascom / UFG