noticia5804.jpg

UFG em comunicação com a sociedade

Em 09/12/09 00:39.
V Reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade da UFG apresenta para a comunidade desenvolvimentos da instituição

Na V Reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade (CIUS), realizada na manhã de  ontem  (01/12), no auditório da Biblioteca Central (BC), o reitor Edward Madureira Brasil fez um balanço das atividades da universidade no ano de 2009 e lembrou que o CIUS foi instituído no início da gestão, em 2006, e tem o intuito de informar a comunidade sobre os feitos da instituição e ouvir críticas e sugestões feitas pela comunidade.

O reitor apresentou dados sobre o aumento do número de cursos de Graduação e de professores e técnicos administrativos proporcionado pelo Programa de Reestruturação e Expansão (Reuni). De acordo com os dados mostrados, a UFG também ampliou o número de bolsas de iniciação cientifica, assim como o espaço físico e consolidação dos Câmpus de Jataí, Catalão e Goiás. A estimativa é de que o número de docentes na UFG chegue , em 2012, a 2.350 professores contratados.

Na área de extensão e cultura, de acordo com o reitor, houve um aumento no número de bolsas de extensão, equiparadas às de iniciação científica, além da inauguração do Cine UFG  no ano passado,  resultado de parceria com o governo municipal. Outros pontos destacados foram a participação da UFG na concepção e  no processo de julgamento do FestCine Goiânia, do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e do Goiânia em Cena, a realização do Música no Câmpus, que tem como objetivo “trazer para o Centro de Eventos grandes nomes da MPB”, conforme explicou Edward Madureira Brasil, lembrando que o próximo Música no Câmpus será com o cantor e compositor Lenine, no dia 14 de dezembro, em comemoração aos 49 anos da UFG. Na data também será inaugurada a TV UFG, que terá transmissão pelo canal 14UHF com produções próprias, e também da TV Brasil, além de materiais oriundos da Rede Ifes. 

Sobre as obras que estão sendo realizadas na universidade, como a Casa do Estudante, o bloco de internações do Hospital das Clínicas (HC), o Restaurante Universitário (RU), o reitor comunicou que  mais quatro novos Centros de Aulas serão construídos,  além da inauguração  do Centro Cultural da UFG no primeiro semestre de 2010.  

 Após a apresentação dos dados, o representante da Embrapa, Flávio Breseghello, ressaltou a importância da integração entre universidade e sociedade, parabenizando toda a equipe. “A UFG é uma agente transformadora da sociedade e aprimora a civilidade”, destacou Breseghello. Uma das sugestões feitas por Breseghello foi o incentivo  ao uso do transporte público por funcionários, docentes e alunos da instituição, já que, em sua opinião, a universidade não deveria ter políticas de transporte individual. O representante da Associação de Docentes da UFG (Adufg), Walmirton Thadeu D’Alessandro, parabenizou a instituição pelos avanços, mas chamou a atenção para a educação básica, que se apresenta ruim, dessa forma “o vestibular se torna um funil onde o filho do povo não entra, não havendo igualdade de competição”, considerou Walmirton Thadeu.

 

Ao final da reunião, Edward Madureira Brasil parabenizou a equipe de pró-reitores, o corpo docente e  o corpo estudantil, que contribuem para o avanço da instituição, ao demonstrar ousadia, levando a universidade a se consolidar como uma instituição transformadora.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Evento