noticia5770.jpg

UFG, Seagro e Embrapa lançam nova cultivar de arroz para agricultura familiar

在 27/11/09 02:27 上。
Parceria entre as instituições permite o fomento da produção de arroz em Goiás

Parceria foi a palavra que permeou o discurso na manhã de hoje na Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro/Emater). Palestra da professora Patrícia Guimarães Santos Melo, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, apresentou o lançamento da safra BRSGO Serra Dourada, que é uma forma de cultivar arroz para o sistema de terras altas desenvolvida em conjunto com pequenos produtores. A cultivar foi possível graças a uma parceria entre a UFG, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão) e a Seagro, cujo propósito é o de atender a demanda dos pequenos agricultores do estado de Goiás.


Em sua palestra Patrícia Melo destacou a importância das parcerias. De acordo com a professora, apesar de partilharem as atividades desenvolvidas, a Embrapa colaborou com a pesquisa, a UFG com o ensino e a Seagro com a extensão, o que propiciou o grande alcance e o sucesso da nova cultivar de arroz para agricultura familiar. Os trabalhos foram realizados também levando em consideração o conhecimento dos participantes e reconhecendo a participação do pequeno agricultor. A estratégia utilizada para obtenção da cultivar é conhecida como melhoramento participativo.


Ela consiste em envolver os agricultores no processo, desde o planejamento dos experimentos até a decisão final sobre qual linhagem possui as características agronômicas e de qualidade de grãos desejáveis. Conforme os realizadores da pesquisa para o melhoramento do arroz, a BRSGO Serra Dourada possui média de produtividade de 3,5 mil quilos por hectare, resultado compatível com outras existentes no mercado. Em relação à qualidade de grãos, o rendimento industrial médio no beneficiamento foi considerado bom, ou seja, 56% de grãos inteiros.


No discurso de abertura o secretário estadual da SEAGRO Leonardo Veloso destacou a importância de parcerias como esta por ser uma forma fundamental de avançar no desenvolvimento do estado. Já Pedro Machado, pesquisador da Embrapa Feijão Arroz, recordou a trajetória da professora Patrícia Melo e ressaltou sua contribuição para a consolidação da cultura do arroz que já existia em Goiás e que se mostra cada vez mais forte.


O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, lembrou o seu envolvimento na área, já que fez carreira na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, e da potencialidade de sucesso que as parcerias proporcionam. O reitor destacou que são três instituições focadas em um objetivo comum e que existe espaço para continuar avançando nos objetivos do projeto.

资源: ASCOM/UFG e Embrapa Arroz e Feijão

类别: Inovação