Diretor da ANP discute pré-sal em Goiânia

Sur 10/11/09 10:41.
Haroldo Lima participará de audiência pública para debater _Os impactos da nova reserva petrolífera_

Uma audiência pública será realizada na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento foi proposto pelo presidente da Comissão Especial Pró-Desenvolvimento da Região Metropolitana, vereador Fábio Tokarski (PCdoB), e pelo professor Romualdo Pessoa, do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (Iesa).

 

Para este debate público, universidade e parlamento municipal se uniram com objetivo de trazer ao conhecimento dos goianos o potencial de riquezas que o pré-sal pode render. Tokarski argumenta que estes dividendos pertencem a todo o povo brasileiro, e não somente aos estados onde a matriz energética está depositada.

 

Até o momento, pesquisadores têm certeza em relação à existência de 13 bilhões de barris de petróleo, localizados 7 km abaixo do leito do mar brasileiro, numa faixa de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Mas estima-se que podem estar armazenados no local até 80 bilhões de petróleo. Caso a menor perspectiva se confirme, já significa que o Brasil tem o dobro das reservas petrolíferas que se acreditava ter.

 

Conferencista 

Haroldo Lima é engenheiro eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1963. Foi líder estudantil e opositor do regime militar, período em que viveu na clandestinidade e foi preso. Anistiado, foi eleito deputado federal pelo PMDB em 1982. Depois da redemocratização do país, Haroldo Lima tornou-se líder do PC do B na Câmara dos Deputados. No governo Lula, assumiu a presidência da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 

 

Programação

 

Audiência Pública: “Os impactos da nova reserva petrolífica”

Data: 13/11

Horário: 9 horas

Local: Auditório da Biblioteca Central da UFG (câmpus II)

Informações no site www.fabiotokarski.com.br ou pelo telefone: 62 3524-4311

 

Source: Assessoria do evento