noticia5693.jpg

1º Encontro Regional de Instalações Elétricas

Sur 03/11/09 00:30.
O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área, visando a atualização de tópicos relevantes da área

A Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC) da UFG promoveu, na manhã de hoje, o 1º Encontro Regional de Instalações Elétricas, no auditório da Faculdade de Odontologia. O evento é voltado  a estudantes, professores e engenheiros, com o objetivo de alertar os futuros profissionais para a necessidade de tratar o tema com atenção e seriedade, já que uma instalação elétrica mal planejada pode colocar vidas em risco. O encontro também divulgou o curso de especialização da ECCC em Instalações Elétricas Prediais.

Estiveram presentes no evento a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, representando o reitor Edward Madureira Brasil, Reinaldo Gonçalves Nogueira, diretor da EEEC, Leonardo Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, Gerson Taguatinga, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-Goiás), Paulo Afonso Andrade, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Regional Goiás (ABEE-Goiás), José Tosta de Carvalho Filho, representando o secretário municipal de Cidades, Paulo Gonçalves de Castro, Getúlio Antero de Deus Júnior, coordenador de bacharelado específico da profissão, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e coordenador do evento, Ana Cláudia Marques do Vale, coordenadora do curso de especialização em Instalações Elétricas da EEEC.

Na abertura, a pró-reitora ressaltou a atenção e o apoio  dados aos trabalhos desenvolvidos pela EEEC, ressaltando ainda que o encontro, que faz parte do Fórum Permanente de Graduação da Pró-reitoria de Graduação, cumpre a meta de articular atividades de pesquisa, ensino e pós-graduação, com a participação de alunos de graduação, pós-graduação e professores.

Após a abertura, o engenheiro Hilton Moreno ministrou a palestra de abertura "Conformidade e segurança das instalações elétricas segundo a NBR 5410". Hilton afirmou que a instalação elétrica demanda uma atenção especial dos profissionais, visto que, se mal realizada, pode ocasionar morte. Por esse motivo é necessário o conhecimento aprofundado da normas técnicas exigidas. O engenheiro lembrou ainda que as normas ditam apenas o mínimo de cuidado que deve ser observado nas construções, cabendo ao profissional, por meio do estudo e conhecimento prático, zelar pela segurança.

 

 

Source: ASCOM/UFG

Catégories: Evento