O Instituto de Física (IF) iniciou esta manhã as atividades da sua vigésima sexta semana acadêmica. Realizada desde 1984, nesta edição a Semana da Física homenageia o professor do IF, Basílio Baseia. De acordo com o presidente da comissão organizadora, professor Lauro June Queiroz Maia, a escolha do professor Basílio foi em reconhecimento pela sua atuação no desenvolvimento e na criação do doutorado em física.
O reitor Edward Madureira Brasil, presente na mesa de abertura, ressaltou as características do homenageado: a capacidade de formar pesquisadores, o que possibilitou o desenvolvimento da área de pesquisa do IF e, que, mesmo recém-aposentado, realiza pesquisas na área de Óptica Quântica. Emocionado, o professor Basílio definiu que o progresso coincidiu com o ingresso dele, em 1997, na instituição. “O pessoal me identificou como símbolo, mas é um trabalho de todos”, comentou.

Também estavam presentes na ocasião a direção e diversos pró-reitores. “O Basílio é uma pessoa que fez diferença muito significativa na área de pesquisa, com mais de 100 trabalhos publicados”, afirmou pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral. Ex-diretor da unidade, ele contou que o curso de Física foi o primeiro a criar uma semana acadêmica própria e ressaltou a tradição do evento.
De acordo com o atual diretor do IF, Fernando Pelegrini, a Semana da Física alcançou um novo patamar com mostra de trabalhos científicos dos mestrandos e doutorandos desta e de outras instituições e professores de renome na programação. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jorge M.C. Malbouisson, que colabora nas pesquisas em física quântica com o professor Basílio há anos.
Ele mostrou a trajetória acadêmica do homenageado, desde a formação do ensino básico no interior paulista até os desempenhos de destaque na Paraíba e em Goiás. Em seguida, ministrou a conferência “Estudos não clássicos do campo eletromagnético”, na qual abordou a física de partículas.
A programação continua até a próxima sexta-feira, 23 de outubro.
