Biodiversidade aquática é discutida em encontro na UFG

In 18/10/09 23:34 .
Evento visa despertar o interesse dos estudantes para a importância da interdisciplinaridade

Em 2009 o Instituto de Ciências Biológica (ICB) abriu  à comunidade universitária Temas em Limnologia e o Café Ficológico. Foram quatro encontros, o último realizado neste sábado, destacando a necessidade da discussão de temas relacionados à água, algas e organismos aquáticos. Essa atividade de educação científica e extensão universitária visa divulgar e estimular o interesse dos alunos na área de Limnologia e Biodiversidade Aquática. A coordenadora do encontro, professora Ina de Souza Nogueira, adiantou que as discussões continuarão no próximo ano.


O encontro teve por objetivo promover a interdisciplinaridade quanto aos problemas ambientais e contribuiu para que cada participante desenvolvesse habilidades para apresentação, argumentação, questionamento e análise crítica sobre as informações recebidas. Além disso, o evento procurou contribuir com informações sobre a importância da temática para a escolha da profissão e de cursos de pós-graduação.


Nos encontros de 2009 estiveram presentes alunos de Graduação e Pós-graduação da UFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Faculdade Araguaia (FARA), da Faculdade Anhanguera (Unianhaguera – Goiânia e Anápolis) e biólogos da Saneamento de Goiás S/A (Saneago).
Os alunos apresentam trabalhos e após cada apresentação é destinado um período de até 20 minutos para o debate dos temas apresentados. Essa discussão permite o intercâmbio entre alunos e professores presentes. Os seminários internos do Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídricos (LAMARH) do ICB já são realizados desde 2000 como uma atividade interna dos professores. Com a implementação do LAMARH, essa forma de atividade foi ampliada.


O evento foi realizado aos sábados no auditório do ICBI ou ICBII, com uma carga horária de 8 horas de atividades. O encontro foi organizado por uma equipe composta da profa. Ina de Souza Nogueira, do prof. substituto Weliton J. Silva, da profa. Sirlene Aparecida Felisberto (Bolsista Prodoc/CIAMB – atualmente professora da UFES), da mestranda Bárbara Dunck Oliveira (Bolsita Capes/PPG Ecologia e Evolução) e do acadêmico Watson Arantes Gama Jr (Bolsista PIBIC). O evento conta ainda com a colaboração de outros estagiários do LAMARH. A professora Ina ressalta ainda a importância do apoio do diretor do ICB.


Na organização do evento os alunos vivenciam as atividades de organização, de coordenação das palestras, dos convites a palestrantes, das escolhas dos temas e além do aprendizado de interagir com o público participante, desde a organização do evento até confecção de palestras e participação em debates. Foram oferecidas oportunidades para que alunos externos ao LAMARH pudessem participar como palestrantes e aqueles que se dispuseram tiveram assessoria da equipe coordenadora.
Os seminários têm por objetivo propiciar aos participantes informações sobre:
a) sistemática, taxonomia e ecologia das comunidades de fitoplanctônica, ficoperifítica, fungos aquáticos e de insetos aquáticos;
b) diversidade de algas de comunidades fitoplanctônica, perifítica, fungos aquáticos e de insetos aquáticos;
d) a importância destes organismos para os ecossistemas;
e) discussões relacionadas a temáticas limnológicas em especial as áreas de Ficologia e de macroinvertebrados.

Participantes do evento

Fonte: ASCOM/UFG