UFG decide não utilizar a nota do Enem no PS 2010/1
Ministério da Educação
Universidade Federal de Goiás
Gabinete da Reitoria
A Universidade Federal de Goiás deliberou nesta data, por meio de seus conselhos superiores, pela não-utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Processo Seletivo 2010/1. Essa decisão foi tomada em razão do novo cronograma de realização das provas do Enem, no mês de dezembro, e da previsão de divulgação do resultado para início de fevereiro.
Diante disso, tornou-se inviável o aproveitamento da nota do Exame (40% na primeira etapa), conforme previsto no primeiro edital do Processo Seletivo 2010/1 da UFG, pois demandaria uma alteração no cronograma do concurso vestibular, bem como em todo o calendário acadêmico da instituição para o próximo ano. O fato de a UFG já utilizar o Enem em processos seletivos anteriores expressa a confiança na qualidade desse exame, que possibilita uma avaliação mais abrangente de conhecimentos e competências do egresso do Ensino Médio.
Essa decisão aplica-se apenas ao Processo Seletivo 2010/1 da UFG. Recomendamos aos estudantes inscritos no Enem 2009 que realizem a prova (marcada para os dias 5 e 6 de dezembro), considerando que o resultado poderá ser utilizado por outras instituições de Ensino Superior, e pela própria UFG nos próximos processos seletivos e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Edward Madureira Brasil
Reitor da UFG
O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 15, no Câmpus Samambaia, decidiu, por unanimidade, pela não-utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Processo Seletivo 2010/1. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, se as datas do vestibular fossem alteradas para utilizar a nota do Enem na primeira fase do vestibular, como estava previsto no edital do concurso, a decisão acarretaria prejuízos à instituição, pois a UFG teria seu calendário acadêmico totalmente modificado, com previsão do início das aulas para o final do mês de abril.
Com a decisão do Conselho de não aproveitar a nota do Enem no PS-2010/1, será publicado um edital complementar retirando do documento os itens que tratam das intenções da UFG referentes ao exame. Ainda, de acordo com a pró-reitora, a recomendação é para que os estudantes façam as provas, tendo em vista que o resultado poderá ser utilizado por outras universidades e pela própria UFG nos próximos processos seletivos e para o preenchimento de vagas remanescentes.
As datas do vestibular estão mantidas. A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro e a segunda, nos dias 20 e 21 de dezembro. O prazo para as inscrições ao concurso foi prorrogado até o dia 22 de outubro e podem ser realizadas pelo site www.vestibular.ufg.br
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Comunicado Oficial