Reconhecimento a incentivadores do Câmpus Catalão

On 13/10/09 23:50 .
Personalidades fundamentais para o surgimento do CAC foram homenageadas pela UFG

O ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, e o professor aposentado da UFG, Braz José Coelho, foram condecorados, na noite da última quarta-feira (8/10), com honrarias concedidas pela UFG em reconhecimento ao importante papel desempenhado por eles para a criação e consolidação do câmpus da universidade em Catalão (CAC). A cerimônia de entrega dos títulos de Mérito Universitário (para Haley Margon Vaz) e de Professor Emérito (para Braz José Coelho) ocorreu no auditório do Câmpus Catalão e contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, do diretor do CAC, Manoel Rodrigues Chaves, e do prefeito de Catalão, Velomar Rios, entre outras autoridades da UFG e do município.

 

O reitor afirmou que é obrigação da universidade reconhecer o mérito de pessoas comprometidas com o desenvolvimento social e com o fortalecimento da educação e da cultura. Edward Madureira Brasil reiterou o papel dos homenageados da noite na criação e consolidação do CAC, que agora caminha rumo à autonomia administrativa. O prefeito de Catalão afirmou que Haley Margon Vaz e Braz José Coelho são personalidades importantes não só para a UFG de Catalão, mas também para a educação em todo o estado.

 

O professor José Henrique Rodrigues Stacciarini, do Câmpus Catalão, apresentou o amigo Haley como uma figura fundamental para a presença da UFG na cidade, pois foi em seu mandato como prefeito de Catalão, no início da década de 1980, que o primeiro convênio entre a Prefeitura do município e a Reitoria da UFG fora firmado. Sobre Braz José Coelho, a professora Maria Natividade Rosa Barbosa, vice-diretora do CAC, disse que sua paixão e seu comprometimento construíram uma história de profunda dedicação e contribuição à UFG, em Goiânia e em Catalão.

 

O reitor reafirmou a grandiosidade que o CAC atingiu e disse que, ao final de 2012, o câmpus já contará com mais de 5 mil estudantes. Após a cerimônia de honraria, a professora do CAC e escritora, Maria José da Silva, lançou o livro “A história do Câmpus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás”.

 

 

 

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Evento