UFG recebe exposição em comemoração aos 42 anos do Projeto Rondon
A Exposição Projeto Rondon® Extra, patrocinada pelo Projeto Rondon® Goiás em comemoração aos 42 anos do movimento, está na UFG até o dia 31, no pátio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A mostra reconstrói a trajetória rondonista no estado por meio de reproduções de fotos, reportagens e textos publicados pelos meios de comunicação.
A pesquisa que resultou na exposição foi feita pela biblioteconomista e documentarista Adriane Duarte Cordeiro em arquivos dos jornais O POPULAR e Diário da Manhã e da TV Anhanguera. Também foram reproduzidos materiais de arquivos pessoais, de bibliotecas e museus, das Universidades Católica e Federal de Goiás. A mostra tem como curadora a museóloga Roseli de Fátima Brito Netto Barreto, doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
Algumas imagens históricas estão presentes no acervo da Exposição Projeto Rondon® Extra, como uma do marechal Cândido Rondon durante passagem por Goiânia para reunião de governo e outra da Operação Zero, expedição de 30 universitários ao território federal de Rondônia no ano de 1967, que deu origem ao Projeto Rondon®.
Reportagem reproduzida em um dos 20 painéis de um metro de altura, impressos em cores, mostra a revolta causada pela extinção da Fundação Projeto Rondon, em 1989. A exposição registra ainda, por meio de reportagens e textos, o ressurgimento do movimento como organização não governamental, nacionalmente, em 1990, e regionalmente, em 2005.
Fonte: Assessoria do projeto
Categorias: Mostra
