Feira mostra a vocação empreendedora dos alunos da UFG
A coordenação dos cursos de Administração da UFG (presencial e a distância) realizou, no último fim de semana, a I Expomarketing Sustentável – feira de produtos ecologicamente corretos. Durante dois dias, os visitantes do Buriti Shopping puderam conhecer as idéias dos alunos de Administração da universidade para produtos aplicáveis e rentáveis e que não agridem o meio ambiente. Dentre as idéias, produtos que reaproveitam o que antes ia pro lixo, que otimizam recursos naturais e soluções inteligentes para problemas graves, como a contaminação de água potável por óleo de cozinha.
Segundo a coordenadora do curso de Administração a Distância, professora Eliane Moreira Sá de Souza, que também coordenou o evento, a feira surgiu para que os alunos não ficassem presos apenas à teoria, e pudessem aplicar seus conhecimentos de marketing para desenvolver e divulgar produtos que possam realmente ser produzidos. “Queríamos que eles desenvolvessem algo profissional, que fizessem pesquisa de mercado, apresentassem um plano consistente. Ao mesmo tempo, decidimos que o produto teria que ser ecologicamente correto, para apresentar um segmento importante e ainda pouco explorado”, afirmou a professora. Outro ponto observado pela coordenação foi a possibilidade de integrar os alunos dos diversos pólos do curso de Administração a Distância e do curso presencial, ministrado em Goiânia.

Quem visitou a feira pôde comprovar a preocupação dos alunos em desenvolver produtos que não agridam o meio ambiente, desde a produção até o consumo. As idéias exploraram o reaproveitamento de resíduos, como pneus (utilizados para a confecção de calçados, lixeiras para coleta seletiva e até kits para escritórios) e óleo de cozinha usado (matéria-prima para sabão e produtos de limpeza), a vocação de uma região, como o grupo que idealizou uma lingüiça feita de carne de ema com carneiro, aproveitando o rebanho existente na região de Mambaí (leste goiano), possibilitando um negócio rentável e também sustentável para os criadores da região.
Para Valteno Inácio, estudante do curso de Administração modalidade EaD no pólo de Goiânia, o maior incentivo foi poder desenvolver um plano de marketing para um produto que poderia, de fato, ser comercializado, o que aumentou o desafio dos alunos. “Desenvolver um projeto que será realmente aplicado é maravilhoso, pois você de fato sente que aquilo é útil. Foi excelente. Essa experiência nos aproximou da realidade, da prática”, afirmou Valteno.

Para a professora Eliane, além de aproximar o aluno da prática e do mercado, a feira também foi um momento da universidade devolver à sociedade o que esta investe. “A missão da UFG, além de formar seus alunos, é desenvolver a sociedade. Com esse trabalho, os alunos se tornam multiplicadores, apresentando idéias que podem ser aplicadas para o desenvolvimento da comunidade”, disse a professora.
O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, estiveram presentes à abertura do evento. “Fiquei impressionado com a participação em massa dos alunos do curso e com a qualidade do que foi apresentado. É importante que a universidade, por meio de eventos pioneiros como esse, se aproxime cada vez mais da sociedade”, afirmou o reitor.


Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Evento
