Emac promove amanhã Concertos Didáticos para a Juventude
A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG promove, na próxima quarta-feira, dia primeiro, um concerto da série Concertos Didáticos para a Juventude. O evento, coordenado pelas professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão, ocorre a partir das 9h20, no Teatro da Emac (câmpus II).
Nessa edição do projeto, alunos da Escola Municipal Brite Francisco Cordeiro serão levados para o Teatro da EMAC/UFG, participarão de uma palestra com explicações sobre o concerto com a professora Gyovana Carneiro, especialista em Formação de Platéia em Música, e terão a oportunidade, muitos pela primeira vez na vida, de assistir ao concerto de uma orquestra.
Concertos Didáticos para Juventude
Orquestra Acadêmica Jean Doliez (Emac/UFG)
Regente: Carlos Costa
Solista: Eduardo Meirinhos, violão
Data:01/07/2009
Hora:9:20
Local: teatro da EMAC/UFG - câmpus II
Regente - Carlos Henrique Costa
Pianista e regente, nascido em São José dos Campos - SP, começou seus estudos de piano com sua mãe, Isolina Costa. Depois de terminar o bacharelado em Física pela Unicamp, sua paixão pela música o levou a seguir carreira em piano e regência orquestral. Graduou-se em piano pela Universidade do Alabama, em Huntsville, continuou seus estudos na Universidade Estadual de Ohio, em Youngstown, recebendo o grau de mestre em piano. Em 2002 completou seu doutorado em piano e mestrado em regência pela Universidade da Geórgia, em Athens. Como solista e camerista tem se apresentado nos Estados Unidos, Itália e Brasil. Dentre os artistas que tem correpetido estão o violinista Cármelo de los Santos e o contrabaixista Marcos Machado. Em maio de 2006, com bolsa do Rotary Internacional, viajou à Itália em um intercâmbio cultural apresentando repertório brasileiro em cidades como Faenza, Pisa, Rimini e Parma. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás, regente da Orquestra Acadêmica Jean Douliez da UFG, e desenvolve pesquisa na área de piano em grupo.
Solista - Eudardo Meirinhos
Violonista, formou-se na Alemanha, na Staatliche Hochscule für Musik und Theater Hannover em 1989. Concluiu seu mestrado em Musicologia pelo Departamento de Música da USP em 1997; o doutorado em Performance (Doctoral of Musical Arts) na Flórida, EUA, na School of Music da Florida State University. Recebeu inúmeras premiações em concursos nacionais. Gravou o CD “Radamés Gnatalli – Sonatas e Sonatinas”, juntamente com o violoncelista Antônio Del Claro e o flautista Norton Morozowicz. Atualmente é professor e diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
A Orquestra Acadêmica Jean Douliez reúne, por meio da disciplina Prática de Orquestra, alunos e professores de instrumentos musicais dos cursos de Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG tendo como objetivo preparar e apresentar repertório orquestral, composto de obras originais, transcrições e arranjos englobando gêneros e estilos da música ocidental até a contemporaneidade, despertando o aluno para os princípios da ética profissional, sociabilidade, companheirismo, responsabilidade e respeito, além da necessária postura de palco visando às performances. A Orquestra Acadêmica Jean Douliez foi implantada em 2005 durante a direção da professora Glacy Antunes e desde então se apresenta no Teatro Goiânia, no Teatro de Pirenópolis, no Teatro da EMAC, em Jataí e Catalão, incluindo em seu repertório obras como Sinfonia de Beethoven N.7, Dança eslava de Dvorak, Concerto para piano e orquestra de Liszt N.1, Museu da Inconfidência de Guerra-Peixe e “Cosi fan Tutte’ de Mozart, entre outras. A orquestra tem crescido e fortificado suas ações educacionais e de extensão com o apoio do atual diretor da EMAC, professor Eduardo Meirinhos, dos professores Johnson Machado e Antônio Marcos Souza Cardoso, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Reitoria da UFG.
Violino I Eliel Moreira e Silva (spalla), Wneveri Johnson da Silva, Renan Vicente, Pedro Henrique Moreira, Leonardo Mendes Vaz e Nágila Batista.
Violino II Tiago de Faria Biscaro, Daniel Caetano de Souza, Lucas Dourado Coelho, Thalita Calil, Maressa Miquelino, Caroline.
Viola Handel Santos da Silva, Daniel vIEIRA lIMA
Cello Arthur Cavalcanti, Camila Alves de Sousa.
Contrabaixo Diuliano Vitor Lucena
Flauta Adriana Losi Monteiro e Natália Bueno de Oliveira.
Oboé Néviton de Oliveira Costa e Dandara Felix Campos.
Clarineta Jonhson Machado Gustavo Luiz e Otoniel Tavares.
Fagote Ana Claudia do Nascimento e Cássio de Castro Matos.
Trompa Gleison Mascarenhas
Trompete Breno Alves Silva, Rogério Pinheiro, Wesley Mariano de Oliveira e Maxuel Gadelha.
Trombone Pedro Alexandre Oliveira, Kalebe Pinheiro.
Trombone baixo Milton mARCIANO
Tuba Magno
Percussão Kemuel Kesley dos Santos, Rafael Rodrigues da Costa, Jânio mATIAS, Laiana de Oliveira.
Monitor Rogério Pinheiro.
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Concerto para Violão e Orquestra
Allegreto preciso
Andantino e andante
Quasi allegro, andante, quasi allegro, poco moderato
Allegretto no troppo
José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Abertura em Ré
L. Beethoven (1770-1827)
Sinfonia N.2
Adagio molto, allegro con brio
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Batuque
Source: Emac/UFG
Catégories: Formação
