Diversas faces da África em debate
Como parte da 1ª Semana da África, a UFG realiza hoje (29) uma mesa-redonda com o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel António Pereira, e com o professor Juarez Maia, ambos da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). A 1ª Semana da África tem como tema “As diferentes faces da África”. O evento, iniciado na última segunda-feira (25), termina no sábado (30), com a realização de uma festa com temática africana.
De acordo com o professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) e coordenador do evento, Alex Ratts, o debate de amanhã, que será realizado no auditório da Faculdade de Educação, Câmpus Colemar Natal e Silva, às 19h, tratará de diversos aspectos da África contemporânea, como a exposição de fatos e detalhes das culturas de Cabo Verde, país representado por seu embaixador, e Moçambique, onde Juarez residiu por cerca de dez anos durante a ditadura militar no Brasil.
Alex Ratts explica que o evento tem como objetivo contribuir para derrubar uma série de mitos e estereótipos sobre a África. “Iremos mostrar outras faces desse continente, formado por 53 países, onde há uma diversidade cultural enorme. Tentamos fugir dos clichês que prevalecem sobre a África, que ainda é vista por muitos como um lugar habitado por leões e girafas”, afirma. Segundo o professor, informações sobre as cidades africanas, o potencial turístico e o multiculturalismo permearão o debate.
A1ª Semana da África é uma iniciativa conjunta dos estudantes africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da UFG (NEAAD) e Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI). A intenção é transformá-la em um evento regular, a ser realizado anualmente.
Source: Ascom/UFG
