noticia5224.JPG

Emac recebe Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais

Sur 28/05/09 08:14.
Evento segue até sexta-feira, com concertos abertos à comunidade

De 26 a 29 de maio, acontece na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás o V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (Simcam 2009).  O evento este ano traz musicólogos e performers do Brasil e Exterior para apresentação de pesquisas em música, mesas-redondas e conferências.

 

Na abertura, realizada as 17h00 de terça-feira, estiveram presentes compondo a mesa de abertura no Teatro Belkiss Carneiro de Mendonça na Emac: o Reitor da UFG Edward Madureira Brasil; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Divina das Dores de Paula Cardoso; a coordenadora de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, PROEC, Flávia Maria Cruvinel; a vice-diretora da Emac, Ana Guiomar Sousa; o presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), Mauricio Dottori; o coordenador do programa de pós-graduação em música, Anselmo Guerra; a coordenadora geral do V Simcam, Sônia Ray e o diretor artístico do V Sincam, Carlos Henrique Costa.

 

O hino nacional foi executado no violão, pelo aluno da Emac Almir Pessoa. Em sua fala, o presidente da ABCM lembrou a importância da associação e enfatizou que os eventos realizados por ela tem ido “de vento em popa”. A vice-diretora da Emac agradeceu o apoio da administração da UFG para com as iniciativas da escola e ressaltou a importância de um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos e mecanismos cognitivos da percepção e produção das artes musicais. Logo depois da cerimônia de abertura, teve início uma conferência com o professor da Universidade Católica de Brasília, Afonso Galvão. Às 19h00, começou o primeiro recital do evento.

 

As pesquisas na área de música estão em crescimento no Brasil e grandes centros como São Paulo já sediaram eventos como este. Segundo o professor Carlos Henrique Costa, um dos organizadores do V Sincam, é importante que esse simpósio seja realizado na UFG porque assim, Goiás também vai passar a ser visto como um centro importante de pesquisas sobre música, em âmbito nacional.

 

Além das atividades programadas para musicólogos, o simpósio oferecerá oito concertos abertos ao público universitário e à comunidade goiana (site do evento.

 

 

 

 

 

 

Source: Ascom/UFG

Catégories: Música