noticia5152.JPG

Docentes discutem propostas para o projeto pedagógico do curso de Gestão da Informação

Sur 28/04/09 22:35.
O objetivo é dar início a um ciclo de debates para consolidar os pontos conceituais a respeito do curso

Professores das áreas de Informática e Biblioteconomia da UFG reuniram-se, nessa última segunda-feira, no Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM), para discutir assuntos pertinentes à Gestão da Informação (GI), um novo curso de graduação a ser implantado na universidade. A reunião contou com a participação de quatro professores vindos de três outras instituições de ensino superior (IES). Eles relataram suas experiências nessa área e expuseram suas idéias a respeito do assunto.

 

A primeira palestra, com o tema “Gestão da Informação - Abordagem conceitual e modelos teóricos”, foi ministrada pelo professor e chefe do departamento de Teoria e Gestão da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ricardo Barbosa. Segundo ele, há uma discussão quando o assunto é Gestão da Informação no que diz respeito à diferença entre conhecimento e informação. O professor explica que o mais importante, no entanto, é refletir sobre o que é gestão e sobre a função de um gestor da informação. Como é uma área que abrange três especialidades, a Administração, a Informática e a Ciência da Informação/Biblioteconomia, um curso de graduação em Gestão da Informação precisa de disciplinas que correspondam a esses campos do conhecimento. Em relação à produção científica, a Informática e a Administração têm produzido mais estudos nessa área do que a Ciência da Informação.

 

O professor em Ciência da Computação, Marcos André, também da UFMG, foi o segundo a expor suas idéias, relacionadas a Tecnologias de Informação na GI. Para ele, o avanço tecnológico na web proporcionou a democratização do acesso aos conteúdos na internet, mas também aumentou a preocupação com a qualidade da informação, pois o usuário também pode gerar conteúdos na rede. Isso torna o processo de filtragem de informações mais complexo.

 

O terceiro palestrante foi o professor em Ciência da Informação da USP de Ribeirão Preto, Edberto Ferneda. Ele afirmou que gerenciar informação é gerenciar documentos, mas que, com o advento da internet, surgiu uma discussão sobre o que define o documento, se é a sua forma ou o seu conteúdo. Além disso, salientou que, para que a busca por informações na web seja eficiente, é preciso que a linguagem de representação das informações presentes na rede seja semelhante à linguagem utilizada pelo usuário durante sua busca.

 

A última palestra foi ministrada pela professora em Ciência da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Patrícia Zeni Marchiori, que concentrou sua fala na formação profissional dos gestores de informação no Brasil e o seu mercado de atuação. A professora também relatou a experiência da UFPR com a criação do curso de GI e a respectiva extinção do curso de Biblioteconomia no final da década de 80. Como o curso de GI conta com três especialidades na sua grade (Administração, Biblioteconomia e Informática), houve muita dificuldade em conciliar os interesses dos cursos afins. A Faculdade de Educação foi fundamental para orientar esse processo.

 

O segundo momento do ciclo de debates foi organizado com base na técnica de grupo focal, na qual os participantes debatem assuntos anteriormente definidos por meio de um roteiro de questões. Os temas em destaque foram: as razões para criação do curso, as habilidades necessárias ao gestor de informação, o mercado de trabalho, o papel das tecnologias de informação na formação dos gestores, entre outros. A professora de Biblioteconomia da UFG, Eliany Alvarenga de Araújo, considera que os resultados do debate foram muito positivos, pois serviram para consolidar os pontos conceituais a respeito do curso de GI e atualizar as informações sobre a área com os especialistas convidados para esse evento.

 

 

Quer receber as notícias da UFG no seu email? Assine a Lista UFG de Notícias. Para assinar, clique aqui.

 

Source: Ascom/UFG

Catégories: Graduação