noticia5147.jpg

Solenidade marca aniversário de um ano do CDIM

On 03/05/09 23:55 .
Autoridades do estado e da UFG fizeram balanço sobre as atividades do órgão

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz) comemoraram, na manhã desta terça-feira (28/4), o aniversário de um ano do Centro de Documentação, Informação e Memória (CDIM), no auditório do Instituto de Informática, Câmpus Samambaia. 

A mesa da solenidade foi composta pelo vice-reitor da UFG, Benedito Ferreira Marques, pelo vice-governador do estado de Goiás, Ademir Oliveira Menezes, representando o governador Alcides Rodrigues, pelo gestor fazendário da Sefaz, Einstein Almeida Ferreira Paniago, representando o secretário da Fazenda, Jorcelino José Braga, pelo procurador Marcelo Abdala Dias Carvalho, representando o procurador-geral do estado, Norival de Castro Santomé, e pelo coordenador do CDIM, Fausto Miziara. A platéia foi formada por representantes de diversos órgãos e unidades da UFG e acadêmicos.

O vice-reitor da UFG afirmou que a solenidade de comemoração do primeiro aniversário do CDIM reflete o momento de crescimento da universidade. “A UFG está crescendo graças a parcerias com diversos órgãos públicos e instituições relevantes na sociedade”, afirmou. O vice-reitor explicou que a proposta do CDIM é preservar e difundir o conhecimento e a História produzidos em Goiás.

O vice-governador de Goiás destacou a importância de criar políticas de gestão pública voltadas para o desenvolvimento e a utilização de ferramentas científicas. Segundo ele, o CDIM é um projeto ousado, que proporcionará resultados concretos com base na ampliação das políticas que alicerçam as administrações públicas. Ademir Menezes afirmou ainda que o objetivo do CDIM é auxiliar no desenvolvimento de políticas sustentáveis para o estado.

O gerente da Assessoria Econômica da Sefaz, Paulo Borges Campos Júnior, apresentou o resultado dos projetos desenvolvidos no primeiro ano do CDIM, destacando a melhoria das condições da pesquisa em Goiás. Entre os projetos aplicados no primeiro ano, está a implantação da Biblioteca Digital, a consolidação da Rede Goiana de Pesquisa para o Equilíbrio Fiscal Sustentável, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a aprovação do projeto Renúncia Fiscal e Desigualdade Regional, também financiado pela Fapeg.

Após a apresentação dos resultados, foi realizada a palestra “A gestão da informação no contexto das políticas públicas”, com o professor Ricardo Rodrigues Barbosa, da Universidade Federal de Minas Gerais. A palestra assinalou a dimensão que a gestão da informação tem adquirido nas administrações públicas. De acordo com Ricardo Rodrigues, essa área tem sido, cada vez mais, tratada com atenção, por representar, a longo prazo, redução de gastos nos projetos comandados pelos gestores, motivada pela qualidade das informações científicas, e dinamização da estrutura administrativa.

O CDIM

O CDIM é a sede da Rede Goiana de Pesquisa para o Equilíbrio Fiscal Sustentável, sob a coordenação da UFG e da Sefaz. A missão do órgão é atuar em conjunto com a Rede Goiana de Pesquisa para o Equilíbrio Fiscal Sustentável, na elaboração de estudos basilares para a formulação e avaliação de políticas públicas e melhoraria das condições de pesquisa por meio da construção, integração, armazenamento e disponibilização de conjuntos documentais digitais para instituições públicas, privadas e de ensino superior de Goiás.

Localizado no Câmpus Samambaia, o CDIM fornece dados referentes ao estado de Goiás, que se encontram indisponíveis em sites de busca, para o desenvolvimento da pesquisa em todo o estado. Para 2009, o objetivo do órgão é continuar e ampliar a preservação, a sistematização e a difusão das informações para a construção de políticas públicas em Goiás.

 

 

Quer receber as notícias da UFG no seu email? Assine a Lista UFG de Notícias. Para assinar, clique aqui.

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Centro