Aos 58 anos, CNPq homenageia pesquisadores e instituições
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico comemorou, nesta terça-feira (14/04), seu aniversário de 58 anos de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. A cerimônia aconteceu na sede da Agência, em Brasília, e contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, entre outras autoridades, pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica, servidores e parceiros do CNPq.
Durante a cerimônia, foram homenageados pesquisadores e instituições parceiras do CNPq que, na visão da agência, contribuíram para o desenvolvimento da ciência brasileira com significativos serviços prestados ao crescimento, aprimoramento e divulgação da pesquisa no Brasil. Uma das instituições que recebeu esse reconhecimento foi a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Menção Especial de Agradecimento foi recebida pelo vice-presidente da associação e também reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.
História
Criado em 1951, com a denominação de Conselho Nacional de Pesquisas, o CNPq inaugurou a oferta institucional de bolsas no país com o objetivo de incrementar e coordenar a pesquisa científica brasileira. Sob a direção do seu idealizador e primeiro presidente, Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, implementou naquele ano cerca de 300 bolsas de estudo e pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sendo os pedidos aprovados diretamente pelo seu Conselho Deliberativo, que se reuniu pela primeira vez no dia 17 de abril do mesmo ano para dar início às atividades da nova instituição.
Em 1974, o CNPq recebeu a denominação de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, quando as entidades de ciência e tecnologia foram organizadas para formar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em 1985, foi criado o Ministério da Ciência e Tecnologia, e no mesmo ano o CNPq foi incorporado à sua estrutura.
Confira a Galeria de Fotos do evento clicando aqui.
Quer receber as notícias da UFG no seu email? Assine a Lista UFG de Notícias. Para assinar, clique aqui.
Quelle: CNPq
Kategorien: Pesquisa
