noticia5090.JPG

RTVE discute com TV Brasil e comunidade a produção de vídeos culturais

On 14/04/09 00:21 .
O encontro reuniu pessoas interessadas na preservação das diversidades culturais do país

Na semana passada os representantes da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) da UFG se reuniram com coordenadores do programa Ponto Brasil, da TV Brasil, e interessados em produções audiovisuais para discutir a realização de vídeos voltados para a estimulação e a preservação das diversidades culturais do país. O programa utiliza seu site como ferramenta de discussão para a produção de filmes que fogem dos vídeos autorais e jornalísticos, trazendo micronarrativas de situações cotidianas. O primeiro encontro foi para apresentar o projeto e buscar pessoas interessadas em executá-lo no estado. Serão realizados no mínimo 8 vídeos de 3 a 5 minutos cada.

O Ponto Brasil colabora fornecendo recursos e auxiliando na elaboração dos vídeos, que são produzidos em vários estados brasileiros. Em Goiás os filmes serão supervisionados pela RTVE. O programa é realizado com a participação dos Pontos de Cultura, iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil em convênio com o Ministério da Cultura, responsáveis por articular e impulsionar as ações culturais já existentes nas comunidades brasileiras.

No site do programa encontra-se disponível aos interessados na produção dos vídeos um espaço para a discussão e a elaboração do projeto de filmagem, por meio da intervenção de vários participantes espalhados pelo Brasil. Também no site estão disponíveis temas para os filmes que recebem sugestões e intervenções para produção de vídeos de interessados de todo o país.

Os vídeos são planejados durante um mês e realizados em uma semana pelos próprios participantes nos estados. O Ponto Brasil não possui um formato específico e visa a expressão artística dos vídeos, permitindo uma experiência cultural e a abordagem que difere dos padrões tradicionais. Segundo o coordenador do programa, Leandro Saraiva, mais do que realizar os vídeos a intenção é gerar redes de produção que permitam a realização contínua de filmes nos estados.


 

 

Quelle: Ascom / UFG

Kategorien: Audiovisual