Reitor recebe estudantes austríacos
O reitor Edward Madureira Brasil recebeu nesta manhã de 3 de abril, em seu gabinete, para as despedidas, os quatro estudantes austríacos da Universidade de Tecnologia de Graz, Bernd Bodner, Robert Lurf, Peter Frank e Thomas Wieland, que chegaram a Goiás em 27 de fevereiro, em razão do Programa de Intercâmbio Internacional coordenado pela professora Cacilda de Jesus Ribeiro, da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC). Durante o encontro, os estudantes relataram as atividades realizadas por eles nesse período, que estarão descritas em um trabalho de conclusão de curso na universidade de origem. O reitor reforçou a intenção de ampliar o programa de intercâmbio para a participação de outros estudantes, sugerindo o estreitamento das relações com a Embaixada da Áustria.
De acordo com a professora Cacilda, o aproveitamento dos alunos austríacos nas atividades propostas estaria comprometido se não fosse a participação dos professores da EEEC, Colemar Arruda, Rosângela Nunes A. de Castro, Enes Gonçalves Marra, Sérgio Granato de Araújo, Weber Martins, Marco Antonio Assfalk de Oliveira, Gisele Guimarães, Getúlio de Deus Júnior, Ana Cláudia Marques do Valle e do diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), Marcus Fraga Vieira. Foram realizadas visitas técnicas à Usina Hidrelétrica de Itumbiara, ao Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, à Usina Alvorada de Álcool e Açúcar em Araporã (MG), à Subestação de Energia Elétrica da CELG-Distribuição e à sede da TV Anhanguera em Goiânia para observação do sistema de TV Digital instalado. Os estudantes austríacos também tiveram acesso às pesquisas do Grupo Pireneus em Redes Neurais da EEEC e da área de simulações de motoneurônios da FEF.
Tanto o reitor quanto a professora Cacilda fizeram questão de reconhecer o apoio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG (CAI) aos intercâmbios realizados e seu empenho na busca de novas parcerias. Amanhã os alunos retornam ao seu país, levando na bagagem o saldo da troca de experiências com os estudantes goianos.
No encontro com o reitor, os estudantes estavam acompanhados das professoras Rosângela de Castro e Cacilda Ribeiro, além da coordenadora substituta da CAI, Alexandra Nogueira.
Source: Ascom / UFG