noticia5010.jpg

Coletivo Canbenas discute ações afirmativas

In 13/03/09 00:22 .
Programação de discussões vai até sexta-feira, dia 13 de março

O Coletivo de Alunos Negros Beatriz Nascimento (Canbenas) preparou programação para a semana de recepção dos calouros da UFG. Composta por uma mesa de debate e duas palestras, a Calourada Afirmativa promoverá a discussão de temas que envolvam ações afirmativas e a população negra.

 

Segundo a militante do Canbenas e estudante da UFG, Cinthia Marques, a iniciativa para organizar a Calourada Afirmativa decorreu da implantação do sistema de cotas na universidade. A estudante explica que o objetivo das palestras é desmistificar a ideia de que o sistema de cotas para o ingresso de estudantes negros nas universidades públicas e demais ações afirmativas sejam caridade. Assim, o coletivo espera agregar tanto os calouros ingressos pelo sistema de cotas, quanto os demais estudantes da UFG. Um dos destaques dessa programação é a palestra “O aparato legal das ações afirmativas nas universidades públicas”, com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Renato Ferreira, que explicará como as ações afirmativas funcionam legalmente.

 

O Canbenas é um coletivo que promove discussão sobre os desafios e problemas enfrentados pela população negra. Além disso, o grupo milita em questões que envolvam essa temática. Um exemplo foi a participação do Canbenas nas discussões para a implantação do sistema de cotas na UFG. As reuniões do coletivo são realizadas todos os sábados no Museu Antropológico da UFG, localizado na Praça Universitária, às 18 horas, e são abertas à participação de todos os estudantes negros.

 

Acompanhe a programação da Calourada prevista pelo Canbenas.

 

CALOURADA AFIRMATIVA – UFG

 

MESA: O percurso das ações afirmativas na UFG: a caminhada vem de longe...
Adriane Damascena
(Conexões de Saberes), Erikson Matinada (ex-bolsista do Passagem do Meio), Maria Gorete (Canbenas),Waldemir Rosa (ex-bolsista do Passagem do Meio)

Horário: 09h30

Dia 11/3/09 (Quarta-feira)

Local: Auditório do IESA – câmpus II


Palestra: Políticas públicas em educação: o processo de inclusão da população negra brasileira

Debatedora: Denise Botelho (UnB)

Horário: 14h

Dia 12/3/09 (Quinta-feira)

Local: Auditório da Faculdade de Educação – câmpus I


Palestra:Perspectivas acerca das ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras

Debatedor: Nelson Inocêncio (UnB)

Horário:19h30

Dia 12/3/09 (Quinta-feira)

Local: Auditório da FCHF – câmpus II


Palestra: O aparato legal das ações afirmativas nas universidades públicas
Debatedor: Renato Ferreira (UERJ)

Horário: 09h30

Dia 13/3/2009 (Sexta-feira)

Local: Auditório da Faculdade de Educação


Apresentações Artísticas: “... A CASA TAMBÉM É NOSSA!"

Horário: 19h30

Dia 13/3/2009 (Sexta-feira)

Local: Praça Universitária

 

 

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Debate