UTI Neonatal do HC comemora sucesso no tratamento de bebê prematuro
On 03/03/09 01:44 .
A equipe da UTI Neonatal do Hospital das Clínicas (HC) da UFG comemora a alta hospitalar da menina Maria Beatriz Pereira Souza. O motivo para a comemoração é o sucesso do tratamento neonatal de Maria Beatriz, que nasceu pesando somente 500 gramas e, três meses após sua internação na UTI Neonatal do HC, recebeu alta hospitalar na última sexta-feira, dia 20, pesando 1,720 kg e sem apresentar seqüelas.
Para a médica chefe da UTI Neonatal do HC, a neonatologista Fernanda Peixoto, essa é uma grande vitória para a toda a equipe de profissionais da UTI, pois este é um caso raro de bebê prematuro que nasce com tão baixo peso e sobrevive. Já foram internados na unidade bebês prematuros que nasceram pesando até 700 gramas, mas este é o primeiro caso na região Centro-Oeste de um bebê que sobrevive ao nascer com tão baixo peso.
Maria Beatriz nasceu no dia 19 de novembro do ano passado, de 25 semanas e 06 dias, após complicações durante a gravidez da mãe, que teve início de eclampsia. Devido ao pouco tempo de gestação, ela nasceu com o pulmão e a pele ainda em formação, tendo que ficar na incubadora durante três meses, onde recebeu ajuda respiratória, por meio de ventilação mecânica, foi submetida à fototerapia e recebeu nutrição parenteral – soro preparado com medicação, vitaminas A, K e ácidos fólicos (nutrientes que seriam fornecidos pela mãe por meio do cordão umbilical).
O bebê contou ainda com acompanhamento de uma equipe de profissionais, formada por enfermeiros, um oftalmologista - para a realização de exame de fundo de olho - e de um fonoaudiólogo, que trabalhou com Maria Beatriz a estimulação para a sucção do leite materno.
A mãe de Maria Beatriz, Maria Divina Pereira Souza, diz que ficou muito feliz ao saber que poderá levar sua filha para casa. Ao vê-la nascer tão pequena e frágil, Maria Divina não acreditava que sua filha fosse sobreviver. Hoje, a menina já está sugando e consegue amamentar no peito da mãe. (Foto: João Tavares)
Quelle: Assessoria de Imprensa do HC/UFG
Kategorien: Vitória
