noticia4953.jpg

Faleceu professora emérita da UFG Gilka Vasconcelos

Em 09/02/09 01:06.
A historiadora foi a primeira a defender uma dissertação de mestrado em História no antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFG

Faleceu no domingo, 1º de feveiro, à noite, a professora emérita da UFG e historiadora, Gilka Vasconcelos. O enterro ocorreu às 12 horas na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, no Cemitério Santana.

Nascida em setembro de 1925, Gilka foi uma das mais respeitadas professoras da UFG, tendo desenvolvido importante contribuição para o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Humanidades. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e, logo depois, conseguiu uma bolsa de estudos para se especializar na cidade de Nice, na França. Lecionou na Universidade Católica de Goiás e logo depois na UFG, onde foi a primeira a defender uma dissertação de mestrado em História, no antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UFG. Em 1980, doutorou-se pela Universidade de São Paulo (USP).

Como professora da UFG, orientou diversos alunos de pós-graduação, muitos dos quais são hoje professores da universidade, ou ocupam cargos de importância em instituto de pesquisa e documentação da história do estado. Publicou textos sobre diversos temas, sendo boa parte deles voltados para a história de Goiás.

Em  25 de junho de 2007, ela recebeu o título de Professora Emérita da UFG. A solenidade foi realizada no miniauditório Luiz Palacin, na FCHF, no câmpus II da UFG. A cerimônia ocorreu por ocasião de Assembléia Geral, especialmente convocada pela Reitoria para a entrega do título, um dos mais importantes da universidade. Além do reitor e vice-reitor, participaram da assembléia pró-reitores, diretores de unidades e órgãos, representantes de professores, técnicos-administrativos e estudantes, além de familiares da professora homenageada.

Fonte: Adufg

Categorias: Nota