Congresso internacional premia trabalho realizado na Faculdade de Farmácia da UFG
On 08/12/08 08:44 .
A técnica-administrativa Suelene Brito do Nascimento Tavares, orientanda da professora Rita Goreti Amaral, do curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, recebeu o prêmio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PCNQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O trabalho concorreu na categoria de Melhor Trabalho de Controle de Qualidade no 20th International Congress of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (20º Congresso Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial), realizado simultâneamente ao 35º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e ao 8º Congresso Brasileiro de Citologia Clínca, ocorridos em setembro último, na cidade de Fortaleza, Ceará.
O trabalho premiado foi resultado de sua dissertação, defendida em 2007, que tem como título “Eficiência do pré-escrutínio rápido, revisão aleatória de 10% e critérios clínicos de risco como métodos de controle interno da qualidade dos exames citopatológicos cervicais” (International quality control in cervical cytopathologycae exams: performance of the methods of rapid prescreening and review on clinical risk criteria). A pesquisa foi realizada no Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia.
No trabalho, a pós-graduanda compara métodos de controle interno de qualidade de exames citopatológicos - utilizados na prevenção do câncer de colo de útero - pré-escrutínio rápido, revisão aleatória de 10% e revisão por critérios clínicos de risco. O estudo conclui que o método atualmente recomendado pelo Ministério da Saúde (baseado em critérios clínicos de risco) nem sempre é o mais eficiente, apontando o pré-escrutínio rápido como alternativa eficiente de controle interno de qualidade.
Quelle: Ascom/UFG
