Performances abrem o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás
Sur 20/11/08 02:15.
Do dia 17 ao dia 30 de novembro, a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG realiza o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás – Fuga. O evento terá espetáculos, oficinas, performances, palestras, vídeos e debates e será na Emac, Campus II da UFG.
A cerimônia de abertura do festival foi nesta segunda-feira, dia 17, no auditório da Emac e a performance “Como Estou”, dirigida pela professora Sabrina Cunha e apresentada pelos alunos do Núcleo Livre de Performance, iniciou o evento. Foi projetado ao fundo do palco várias gravações com depoimentos de como foi o dia e de como os estudantes se sentiam durante algumas aulas da disciplina. Enquanto isso os alunos, todos com roupas brancas, realizavam a performance no Auditório da Emac.
O coordenador do curso de Artes Cênicas da UFG, Alexandre Nunes, destacou que o festival veio num momento importante para o curso. “Em quase dez anos de existência, estava na hora das Artes Cênicas mostrarem para a comunidade o trabalho desenvolvido no curso, que tende a se expandir e, a médio prazo, construir na UFG uma referência de teatro e dança para o Brasil”.
O diretor da Emac, Eduardo Meirinhos, ressaltou que “na música, a fuga é uma peça polifônica, na qual, duas ou mais vozes diferentes, reproduzem um tema nos mais diversos graus da escala. A primeira voz dita o tema e eles vão sendo repetidos por outras vozes. Que o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás seja o primeiro tema para nossa fuga e que seja repetido por muitos anos, com o entrar de novas vozes.”
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esteve presente na abertura e afirmou que “festival vai se figurar como um dos grandes eventos da UFG, pois, foi realizado em bases sólidas”. O reitor da UFG ressaltou o envolvimento e a dedicação de professores e alunos para a promoção do evento.
A divertida performance “A era de ouro do Rádio”, dirigida pela professora Ângela Barra, fechou o primeiro dia do Fuga. Com muito humor, os alunos da disciplina de Música e Arte do Ator II apresentaram um programa da Rádio Nacional, uma das grandes emissoras brasileiras na época do auge da mídia no Brasil e arrancaram risos da platéia numa agradável viagem às décadas de 40 e 50.
Source: Ascom/UFG
Catégories: Extensão e Cultura
