noticia4812.JPG

Começa a Mostra da Parceria Ensino-Serviço-Comunidade

On 18/11/08 00:33 .
II Mopesco discute as ações de parceria entre ensino, serviço e comunidade

A II Mostra da Parceria Ensino-Serviço-Comunidade (Mopesco) da UFG teve início hoje, às 9h, no auditório da Faculdade de Direito. A solenidade de abertura começou com apresentação de dança da aluna do curso de Enfermagem Isabela Barros. Na seqüência, compuseram a mesa-diretiva da cerimônia a pró-reitora de Graduação da UFG Sandramara Matias Chaves, representando o reitor Edward Madureira Brasil, a diretora do Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cláudia Honorato, representando o secretário Paulo Rassi, a coordenadora geral do evento, Flaviana Vieira, o professor Nelson Bezerra, representando o secretário estadual de Saúde, Helio de Sousa e Francisca América, representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Francisca América lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é muito importante, mas que deixa a desejar: “O sistema pode ser bem melhor se unirmos a sabedoria um do outro”. Ela destacou a importância do evento e das discussões para os usuários do SUS: “Estou aqui no meio de uma faculdade de doutores e eu, leiga, representando uma comunidade que sofre”.

A coordenadora da II Mopesco agradeceu a ajuda de todos que participaram da organização do evento. Segundo ela, é cada vez mais importante se aproximar da sociedade, e eventos como a mostra servem para avaliar o quanto já foi feito e o que ainda precisa se fazer.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde ressaltou o estreitamento de laços com a universidade: “Temos tido conversas muito profícuas e a UFG tem se colocado como formadora do profissional do SUS”. De acordo com Maria Cláudia, às vezes as universidades não compreendem o SUS, mas a Mopesco é prova de que estão avançando nisso. Nelson Bezerra também destacou a importância do evento: “O tripé ensino, serviço e comunidade é fundamental. Sem ele, não conseguiremos construir o sistema que sonhamos”. De acordo com o professor, essa discussão tem pelo menos três décadas, portanto, a mostra é importante para fazer essa reflexão e atualizar o debate.

Sandramara Matias Chaves afirmou que o Mopesco é um evento importante para um esforço que já está sendo feito há dois anos na universidade, de aproximação com os serviços. A pró-reitora lembrou que a UFG forma profissional que vão atuar nas redes de saúde, e o contato com elas não deve ser só no estágio, deve ocorrer também em outras oportunidades, como a Mopesco.

A primeira roda de conversa tratou dos “20 anos do Sistema Único de Saúde e 15 anos de Estratégia Saúde Família” e foi coordenada pelo professor Nelson Bezerra. 

 

 

 

Quelle: ASCOM/UFG

Kategorien: Saúde