IV Festcine Goiânia revive o cinema nacional
A abertura do IV Festcine Goiânia ocorreu na noite de ontem, dia 10, às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O evento contou com a participação do secretário municipal de cultura, Doracino Naves, com reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, com o prefeito de Goiânia, Íris Rezende e com Linda Monteiro, que representou o governador do Estado, Alcides Rodrigues. O Festcine é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e tem a UFG como co-realizadora.
Todos os presentes na abertura ressaltaram o trabalho do antigo secretário municipal de cultura, Kleber Adorno e afirmaram que a cidade de Goiânia vive um momento único na área da cultura. O atual secretário falou da importância dos parceiros do festival e afirmou que o Festcine já faz parte do calendário de eventos da cidade.
O reitor da UFG falou da satisfação da universidade em ser parceira do festival, já que ele era a terceira vez que ele estava presente na abertura. Edward Madureira lembrou da parceira da universidade com a prefeitura de Goiânia em vários eventos culturais, como o Goiânia em Cena, o Perro Loco e o Festcine. Dessa forma, Edward parabenizou o trabalho do pró-reitor de extensão e cultura, professor Anselmo Pessoa Neto e afirmou que a UFG também contribui para um novo cenário cultural da cidade, com a inauguração do Cine UFG e do Centro de Eventos.
Os homenageados desta edição são a atriz Ingra Liberato e ao ator João Miguel por trabalhos realizados no cinema nacional. O filme que fez a abertura do festival foi “Orquestra de meninos”, do diretor Paulo Thiago. O longa metragem é baseado em uma história real da orquestra sinfônica de meninos e meninas da cidade de São Caetano, em Pernambuco, e tem o ator Murilo Rosa como protagonista, que também esteve presente na abertura do Festcine.
Paralelamente à mostra competitiva, que concorrem ficções e documentários nacionais, o FestCine Goiânia ainda promove uma mostra competitiva de curta metragem (ficções, documentários e animações) de produtores goianos, mostra de vídeos universitários e mostra de vídeos caseiros. O evento continua até o dia 17 e traz aos espectadores uma lista de 193 filmes que serão apresentados durante todo o festival. Confira na página do evento (www.festcinegoiania.com.br) a programação completa e as últimas notícias do festival.

Source: Ascom/UFG
Catégories: Cultura
